O Dia Mundial da Nutrição, celebrado no dia 31 de março, reforça a importância da alimentação saudável para o bom desenvolvimento do corpo, a conservação da saúde e a melhora na qualidade de vida. Uma dieta equilibrada auxilia também na manutenção do peso saudável. De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), de 2009, aproximadamente 50% dos homens e 48% das mulheres estão com excesso de peso no Brasil. Os dados mostram ainda, que destes números, 12,5% dos homens e 16%9 das mulheres, já apresentam obesidade.
Segundo a nutricionista, Michelle Carpiné, devido à correria do dia a dia, a alimentação é deixada em segundo plano. “Como resultado deste hábito, as pessoas tem uma dieta viciada e ingerida de forma equivocada, ou seja, consomem alimentos pobres em nutrientes e ricos em gorduras e açúcar, visando apenas à praticidade”, observa. “Esquecem que o organismo precisa para se manter saudável, não é encontrado em produtos industrializados”, complementa.
Cuidados
De acordo com a nutricionista é na infância que os hábitos alimentares devem ser definidos. “A educação alimentar começa em casa, com a família e na escola, com os profissionais de educação, que podem auxiliar na inclusão de proteínas, carboidratos, fibras, cálcio e vitaminas na alimentação diária”, explica Michelle. “Os princípios de uma alimentação saudável, comportam todos os grupos de alimentos, já que não existem os mais ou menos importantes: todos devem ser consumidos sem abusos ou exclusões”, acrescenta.
Dietas alimentares
Para Michelle, outra atitude que merece atenção é a escolha da dieta alimentar, que objetiva o emagrecimento. “Muitas pessoas acham que por passar o dia apenas com frutas, estão comendo alimentos saudáveis, quando na verdade deixam de comer outros, que são essenciais para o organismo”, exemplifica. “O ideal é evitar o excesso de doces, cortar as frituras, incluir o peixe e alimentos integrais na dieta e ingerir diariamente frutas, saladas e legumes”, finaliza a nutricionista.
Da Assessoria