1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

EDUCAÇÃO

Escolas e creches ganham 15 mil novos livros

A Secretaria de Educação de Toledo adquiriu aproximadamente 15 mil exemplares de livros que serão distribuídos entre as bibliotecas das Escolas Municipais e dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

11/02/2011 - 16:39


A cerimônia de entrega foi na sexta-feira (11), e contou com a presença do prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, do vice, Lúcio de Marchi, da secretária de Educação, Janice Salvador, e diretores das escolas municipais e coordenadores dos Cmeis.

“Foram investidos aproximadamente R$ 90 mil na compra de livros de autores brasileiros para incentivar os alunos a terem o hábito da leitura desde cedo”, afirma a secretária.

O prefeito José Carlos Schiavinato disse que a administração municipal incentiva todos a ler. “O programa Caminhos Pela Cultura, que coloca estátuas em bronze de grandes escritores brasileiros em pontos estratégicos do município, além de tornar o espaço mais bonito, é um importante incentivo para a leitura”, declara.

Segundo Janice, Schiavinato fez um pedido especial a ela. Adquirir exemplares dos autores homenageados com estátuas no município. “Adquirimos livros de diversos autores, respeitando as idades das séries, mas adquirimos especialmente obras do Monteiro Lobato, que tem estátua na Praça Willy Barth, e do Carlos Drummond de Andrade, que será o próximo homenageado”, explica.

Para o diretor do sistema municipal de ensino, Flávio Scherer, mesmo com avanços da internet, a criança ainda deve manusear o “bom e antigo” livro para o desenvolvimento da criatividade. “O incentivo à leitura é muito importante, pois desenvolve a criatividade do aluno e enriquece o vocabulário”, diz. Já para Janice, o livro é importante, pois a criança constrói o universo da maneira dela. “Nos outros meios de comunicação a imagem já é dada pronta para a criança. Com o livro ela é quem tem que imaginar o que está escrito”, finaliza.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29