A Caciopar foi criada em 3 de abril de 1976 com a proposta de contribuir com o processo de união das poucas associações comerciais em atividade na época. Elas eram apenas seis e atualmente são 48 que, juntas, representam os interesses de mais de dez mil empresas, dos mais diversos portes e ramos.
A Caciopar foi fundada na época em que o presidente da Acic de Cascavel era o empresário Hylo Bresolin, que percebeu o alcance da criação de uma entidade que pudesse se transformar em uma espécie de porta-voz do Oeste. “A finalidade era clara: a integração regional e somar forças por avanços que pudessem colaborar com o processo de crescimento de toda a região”, diz Hylo, fundador que empresta o nome à Comenda Hylo Bresolin, reconhecimento entregue a líderes empresariais que deram e ainda contribuem com o fortalecimento produtivo de sua região e do Paraná.
A missão primeira da coordenadoria é defender os interesses da livre iniciativa mas, aos poucos e devido à sua grande representatividade, naturalmente passou a empunhar bandeiras em favor de toda a região. Assim foi com a Ponte de Guaíra, com a Ferroeste, com a Unioeste, com o Hospital Universitário, com o Porto Seco, com obras de duplicação rodoviárias e também com a implantação e fortalecimento de núcleos industriais. “São ações que exigiram muito de toda a região e que permitiram consolidar a união de uma das frações do Estado do Paraná que mais oferecem ao engrandecimento do País”, diz o ex-presidente e hoje diretor de Assuntos Estratégicos, Khaled Nakka.
Outras
A cada nova conquista, e a mais recente foi a conclusão do Contorno Oeste no fim do ano passado, a Caciopar renova seu fôlego e demonstra sua importância no contexto regional, conforme o ex-presidente e atual diretor-presidente do Sicoob Cascavel, Guido Bresolin Júnior. As atuais bandeiras são a urgente duplicação da BR-277 e da 163, Aeroporto Regional, extensões da Ferroeste e a adoção, por parte do governo estadual, de uma eficiente política de descentralização de investimentos industriais.
Desde o 1º Congresso Caciopar, realizado em novembro em Guaíra, a Caciopar, além de suas lutas convencionais, passou a integrar a região a uma proposta com foco mais técnico. Desde então, e com apoio de instituições como Itaipu, Sebrae, PTI e Amop, a Caciopar reflete a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Territorial, que pautará suas ações em indicadores e projetos. Tudo para tornar ainda mais organizado e mais ágil o processo de atração de investimentos e de realização de metas com foco regional, informa o atual presidente Mario César Costenaro.
O aniversário de 37 anos da coordenadoria foi oficialmente lembrado no último dia 23, em Terra Roxa, durante a segunda reunião executiva da Caciopar em 2013.
Da Assessoria