Destes, R$ 2.571.998,55 são oriundos dos cofres públicos e o restante, R$ 735.473,00, veio através da contrapartida dos produtores rurais. De acordo com o diretor da Emdur, alguns trechos estão com mais de 80% concluídos. “A OT 203, que liga São Salvador à divisa com o município de Marechal Candido Rondon, está bastante adiantada”, frisou.
Para as obras já contratadas, a conclusão deve acontecer nos próximos sessenta dias. “Houveram alguns atrasos devido aos longos períodos de chuvas que tivemos em nossa região, mas as obras, caso o tempo colabore, devem ser terminadas em breve”. Butzge também salientou que para os próximos dias estão programadas diversas reuniões com proprietários rurais buscando parcerias para a implantação de mais trechos de pavimentação em estradas. “São aproximadamente trinta quilômetros que estão em fase de análise entre a Emdur e os produtores”, lembrou. Para as obras já contratadas, a conclusão dos trabalhos deve acontecer nos próximos sessenta dias.
Além dos trabalhos com a pavimentação asfáltica, a empresa também realizou atividades de edificações em prédios públicos totalizando 4773,28 metros quadrados, 4766,03 metros lineares de meio fio, 1303,05 metros lineares de galerias, 1771,40 metros quadrados de calçadas, além mais de duas mil horas trabalhadas com a manutenção da malha viária e passeios públicos, do aterro sanitário, dos cemitérios e demais secretarias municipais. O diretor ainda citou que a produção de pedra brita e concreto ultrapassou os 18 mil metros cúbicos.
De acordo com Ascânio, as atividades visam melhorar a qualidade de vida dos moradores da cidade e também do interior. “Não temos medidos esforços para oferecer condições ideais para todos os toledanos”, explicou.
Asfalto de qualidade no interior
Uma das propostas apresentadas pela atual administração municipal em seu plano de governo era a ampliação e a manutenção da malha viária rural de Toledo. Durante os estudos foram detectados alguns problemas com a qualidade do asfaltamento. Buscando sanar estes problemas, a Emdur mudou o padrão para a execução de novos trechos. Segundo Ascânio, foi aumentada a base das vias. “Anteriormente era usada uma base de rachão e brita em torno de nove centímetros. Agora ela chega aos treze centímetros”. O diretor também explicou que foi criada uma comissão de estudos para que as novas estradas respeitem as questões ambientais, visando à conservação do solo e das águas.
Outra ação apontada por Butzge é o trabalho de manutenção dos mais de duzentos quilômetros de estradas rurais. A ação é realizada semanalmente, sempre respeitando o calendário de obras e a logística. “Elencamos um dia da semana para a realização desta atividade. Caso demore mais, compensamos este tempo em outro momento para não acarretar perda de tempo e de recursos públicos”, finalizou.
Da Assessoria - Toledo