1144x150 %284%29

GERAL

Mapa da Defesa Civil mostra áreas de riscos no Paraná

A primeira etapa do mapeamento de risco de desastres no Paraná está disponível desde a sexta-feira (11) para consulta no site www.defesacivil.pr.gov.br. Esse levantamento é o primeiro passo para o planejamento de prevenção de catástrofes, em desenvolvimento pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná – Cedec/PR, em parceria com outros órgãos. Estão previstas quatro etapas para a consolidação do mapeamento, das quais outras duas estão em andamento.

12/02/2011 - 09:06


Os mapas disponíveis registram enxurradas ou inundações, vendavais, granizo, estiagens e acidentes com produtos perigosos, que lideraram as estatísticas no Paraná nos últimos 30 anos. Os mapeamentos de risco proporcionarão elementos para subsidiar ações da Defesa Civil nas cidades. “Começamos a formar a base de dados integrada de Defesa Civil. Os mapas de risco são elementos determinantes para o planejamento e gestão de riscos de desastres nas cidades, o que ajudará na elaboração do plano de contingência simplificado, entre outras ações”, explicou o chefe da seção operacional da Cedec, capitão Eduardo Gomes Pinheiro.
Até dezembro do ano passado, esse levantamento era de competência exclusiva dos municípios. Agora, as informações serão cruzadas com as de outros órgãos, como Mineropar, Instituto das Águas do Paraná e Sanepar. “Dessa forma, temos outras visões dos riscos para composição dos mapas nas fases seguintes. O contato com outras agências e instituições já iniciou e estamos colhendo os primeiros resultados”, afirmou Pinheiro.


Com informações da Agência Estadual de Notícias

Sem nome %281144 x 250 px%29