O distrito de Novo Sarandi que já possui mais de 100 pessoas com suspeita de dengue recebeu nesta quinta-feira (04), os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que realizaram trabalhos de panfletagem no local. Na oportunidade os agentes também estiveram conversando com moradores e orientando sobre os cuidados que a população deve ter para que o número de casos não aumente.
A Prefeitura de Toledo realiza trabalhos intensos na região para que os moradores se conscientizem, exemplo disso, são as vistorias e trabalhos de panfletagem realizadas no local e o mutirão de Limpeza que recolheu 40 toneladas de lixo.
Os agentes se dividiram em duplas e passaram nas residências entregando panfletos da “Campanha 10 minutos contra a Dengue”. O objetivo é orientar a população sobre a necessidade de realizar pelo menos uma vistoria por semana durante dez minutos para eliminar focos criadouros de mosquito. De acordo com a agente de endemias, Fabiana Rodrigues dos Santos, a intenção é ter um diálogo mais próximo com a comunidade. “Além de entregar os panfletos, procuramos conversar com os moradores para que a população se conscientize e entenda que é preciso vistoriar o quintal, para que não se criem focos da dengue”.
Os moradores de Novo Sarandi foram receptivos e demonstraram preocupação com a situação atual do distrito. A moradora Celia Lauer comentou que está sempre tomando cuidado, principalmente com as plantas, para que não acumulem água. “Aqui em casa nós estamos sempre de olho. Eu sempre estou cuidando para que os pratinhos das minhas plantas não acumulem água”.
A dona Cenilde Froechlich e o marido também são exemplos de conscientização. “Aqui em casa somos apenas eu e meu marido, então nós já nos mobilizamos. Quando um deixa alguma coisa pra trás o outro tem que cuidar. E isso já está virando um hábito para nós, em qualquer lugar que passamos e vemos que existe algum um potinho que possa acumular água, a gente já está virando e falando pros outros cuidarem também”.
ESCOLAS: panfletagem, teatro de mosquitos e10 minutos contra a dengue
Os panfletos de conscientização da “Campanha Dez Minutos Contra a Dengue” não foram distribuídos apenas nas residências. Com a intenção de gerar nas crianças uma conscientização dos cuidados que devem ser tomados, os agentes também passaram nas salas de aula da Escola Municipal Orlando Luiz Bazei.
De acordo com a secretária da escola, Elaine Horn, a instituição de ensino participa desde o início da campanha. Todas as semanas os professores reservam dez minutos para que os alunos estejam fazendo a limpeza da escola e conhecendo como as orientações repassadas em sala de aula podem ser postas em prática.
A Secretária comentou que é muito importante que as crianças criem essa consciência para que futuramente exista uma população prevenida. “Essas crianças que hoje estão aprendendo a cuidar do seu quintal, do seu jardim, serão no futuro multiplicadores, cobrando e exigindo dos seus familiares”.
Ainda com a programação voltada para as crianças, na próxima semana os agentes realizam em Novo Sarandi a Peça de Teatro “Dez Minutos Contra a Dengue”. A peça acontece na próxima quarta-feira (10).
Epidemia em Novo Sarandi
De acordo com o coordenador do Programa de Controle e Combate à Endemias, Genair Grunevald, o mutirão da dengue feito em Novo Sarandi encerrou no último mês. “O mutirão já acabou, mas a nossa intenção com essa nova panfletagem é reforçar as medidas preventivas que a população deve tomar, para que a situação não se alarme ainda mais”, explicou.
Até o momento já foram confirmados 2 casos de dengue autóctones e outros 2 importados. No entanto, 100 pessoas estão com sintomas da doença, que de acordo com Genair, existe grande chance dos casos serem confirmados.
A agente epidemiológica, Sara Lombardi, explicou que o número de casos é assustador diante do número de habitantes. “Um lugar com tão poucos moradores, não poderia ter tantos casos de dengue, então nós temos o dever de reforçar o nosso recado e conferir o porquê isso está acontecendo”, finalizou.
Da Assessoria