1144x150 %284%29

PECUÁRIA

Cultivo da framboesa é alternativa de renda para o pequeno produtor

Framboesa orgânica é uma boa opção de renda ao pequeno produtor. O cultivo é simples e rentável. A experiência esteve presente no pomar do pequeno proprietário na vitrine agroecológica do Show Rural. O técnico de agropecuária do IAPAR Ronaldo Pavlak, conta que não há produção de amora em grande escala na região, e a experiência é recente.

12/02/2011 - 10:33


Pavlak explica que a framboesa, assim como a amora, é uma fruta bastante valorizada e pouco produzida. “O uso em especial em geléias é bem comum e muito apreciada. É uma alternativa de renda ao produtor que já trabalha com fruticultura, ou com frutas de clima temperado. É mais uma alternativa no seu pomar”.

Segundo o técnico o cultivo da framboesa é simples. “Além de ser muito simples conta com a vantagem de que devido o cultivo ser pouco na região não se tem pragas ou doenças especificas. Temos trabalhado com o mesmo tratamento da amora. É uma planta que exige pouca mão de obra. É uma planta bem rústica e tem se adaptado muito bem a região”.

O produtor interessado pode solicitar mais informações via e-mail para Embrapa ou ao Iapar. Os Sítios são: www.embrapa.br e www.iapar.br

Texto: Selma Becker

Imagens: Bruna Becker

Sem nome %281144 x 250 px%29