Nesta sexta-feira (05) os organizadores do 10º Fórum Étnico Racial estiveram reunidos na Secretaria Municipal de Educação (SMED) para discutir a programação do evento.
O objetivo do fórum é preparar educadores capazes de inserir de maneira correta o ensino da cultura Africana, nas escolas públicas e particulares, para tanto serão realizadas palestras e oficinas de aprendizagem durante o fórum.
O tema escolhido para o fórum é “Dez anos da Lei 10639/03, perspectivas e desafios em sua implementação na educação escolar do Paraná”. A temática foi aderida porque no último dia nove de janeiro comemorou-se no Brasil dez anos que a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", foi alterada e passou a vigorar com a inclusão dos artigos que tratam do conteúdo programático em relação á luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil. Ainda refere-se a História e Cultura Afro-Brasileira que devem ser ministradas no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileira. Além de incluir no calendário escolar o dia 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra.
De acordo com a coordenadora da Diversidade Cultural da Secretaria de Educação de Toledo, Caroline Recalcatti Silveira são esperadas 700 pessoas para o evento. “Nós estamos esperando uma grande participação para este fórum, tanto de pessoas do Paraná, como também de outros lugares do país, uma vez que este fórum é referência pela qualidade de conteúdo e dos profissionais que estarão presentes”, comentou.
Programação
A frente das palestras estarão a Drª Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva com experiência em pesquisa e extensão em Educação: relações étnico-raciais; práticas sociais e processos educativos; políticas curriculares e direitos humanos. Também uma das mentoras da Lei 10639/03. Ainda estarão presentes o Conselheiro do Ministério da Educação (MEC), Eduardo Davi de Oliveira e a Primeira Negra á conquistar o cargo Reitora de uma Universidade, Nilma Lino Gomes, da Universidade Ácacio Almeida de Belo Horizonte, Minas Gerais.
Na sexta-feira pela manhã acontecerão as palestras com a Dr Petronilia e o conselheiro do MEC, Eduardo Oliveira. Na parte da tarde serão realizadas oficinas junto á Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a noite será realizada uma noite cultural com apresentações de Escolas Municipais e Estaduais dentro do tema proposto pelo fórum. Também serão realizadas exposições de trabalhos confeccionados pelas escolas e Universidades.
A manhã do sábado inicia com as oficinas na Unioeste. No período da tarde será realizado um debate de fechamento com a discussão sobre o material elaborado para o fórum.
Da Assessoria - Toledo