Casa de not%c3%adcias 1144x150

Motoristas e pedestres ignoram existência de semáforo

Nesta semana, a reportagem da Casa de Notícias recebeu a denúncia de que o semáforo de pedestre localizado na rua XV de novembro (fundos da catedral de Toledo) apresentava alguns problemas: O não funcionamento de um dos botões; os condutores invadirem a preferência do pedestre e a falta de conscientização das pessoas ao atravessar fora da faixa de pedestre.

12/02/2011 - 11:10


O secretário de Segurança e Trânsito de Toledo, João Crespão, desconhecia estas informações, mas afirmou que iria apurar os fatos e tomar providências. Com relação aos condutores, Crespão reconhece que alguns deles são acostumados a transitar naquele local, mas não prestam a atenção que ali possui um semáforo para pedestres e, em horários ou dias de movimento não se atentam a cor do semáforo e invadem a faixa colocando em risco a vida dos pedestres. “É um trabalho de educação no trânsito. Também deveremos colocar alguns agentes de trânsito naquele local para orientar motoristas e pedestres e colocarmos mais uma placa de sinalização indicando que naquele local existe um semáforo para pedestre”.
Crespão explica que o pedestre ao acionar o semáforo tem preferência e as regras são as mesmas do semáforo normal, o condutor que invadir o sinal estará cometendo uma infração de trânsito. “É um semáforo normal. Quando ele é acionado tem o seu amparo legal no Código Brasileiro e solicitamos aos condutores que fiquem atentos a este cruzamento, neste local que poderão receber alguma notificação por ter avançado o sinal vermelho”.

 

**Volta às aulas**


Na ocasião, o secretário aproveitou a oportunidade para orientar ao ‘pais condutores’ como transitar ao levar o filho na escola. Neste primeiro momento, a Secretaria está aguardando as mudanças na coordenadoria da educação no trânsito em Toledo para dar início as Campanhas Educativas, principalmente nas mediações das escolas. “Solicitamos aos condutores de veículos que não possuem filhos que estudem no Colégio que evitem transitar naquelas ruas nos horários de maior pico. Eles devem deixar aquele horário para as pessoas que têm filhos nas escolas; os condutores devem buscar rotas alternativas; aos pais que têm os filhos nos Colégios solicitamos que evitem parar em fila dupla; os pais que tiverem os filhos maiores que combinem um local um pouco afastado para pegá-los e deixar espaço na porta do colégio para os pais com crianças menores”.
Ele ainda acrescenta que os pais (condutores), devem redobrar a atenção no período escolar, principalmente nas mediações dos colégios e que eles tenham cuidado com o excesso de velocidade, porque a partir da definição do coordenador da educação no trânsito, a Secretaria vai elaborar campanhas educativas e fiscalizar os locais. “Os condutores que forem flagrados cometendo alguma infração de trânsito poderão ser notificados”.

Texto Graciela de Souza

Sem nome %281144 x 250 px%29