Prefeitos da região Oeste foram recebidos nesta terça-feira (9) em Goiânia, capital de Goiás, no Palácio do Governo, por representantes daquele estado.
O grupo oestino foi recebido pelo secretário estadual de Indústria e Comércio, Alexandre Baldy de Sant'Anna Braga, e ainda pelo assessor de Atração, Investimentos e Novos Negócios, Alberto de Castro Barbo e pelo chefe de Comunicação Setorial da Secretaria, Britz Lopes.
Participaram da visita o prefeito de Tupãssi e presidente da Amop, José Carlos Cal Mariussi, o prefeito de Santa Tereza do Oeste e segundo vice-presidente da Amop, Amarildo Rigolin, o ex-presidente da Amop, José Carlos Schiavinato e o secretário executivo da Amop, Vinicius Almeida dos Santos.
Tida como uma das mais bem organizadas entidades municipalistas do Brasil, a Amop destaca-se tanto em sua atuação técnica quanto política. Na parte técnica, os destaques ficam por conta dos departamentos de Educação e Planejamento e Projetos, que focalizam suas atuações principalmente junto aos municípios de pequeno e médio portes.
Já na parte política, a Amop destaca-se por ser a principal entidade defensora das bandeiras de luta que buscam o desenvolvimento regional: parte das conquistas obtidas pelos 52 municípios associados deve-se à atuação decisiva da entidade em favor dos municípios associados.
“Foi uma reunião bastante produtiva, em que várias dúvidas foram esclarecidas e informações importantes repassadas. É motivo de orgulho para nós saber que outros estados estão buscando a bem sucedida experiência da Amop para aplicar junto aos seus municípios”, relata Cal Mariussi. “Em Goiás, 60% da arrecadação fica concentrada em apenas dez cidades. O restante sofre com problemas de falta de recursos. A intenção é que, a exemplo do Paraná, haja naquele estado uma distribuição maior de recursos, tanto estaduais quanto federais”, destacou o presidente da Amop.
Da Assessoria