Nesta quarta-feira (10) começa a 51ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Aparecida (SP). Até dia 19, cerca de 300 bispos estarão reunidos no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, localizado no Santuário Nacional, em torno do tema “Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia”.
O tema central desta assembleia recupera os debates da Conferência de Aparecida que reuniu os bispos da América Latina e Caribe, bem como acompanha as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. O arcebispo de Manaus (AM), D. Sérgio Eduardo Castriani, que encaminhou a relatoria do texto-base da assembleia explica que esta temática propõe reflexão teológica em que evidencia a vivência cristã como uma vivência de comunidade. “Ser comunidade faz parte de ser cristão”, explica.
Para o administrador diocesano, Pe. Hélio Bamberg, esta é uma questão que merece aprofundamento de toda a Igreja. “Quando se fala nesse tema não se pensa em reestruturações geográficas ou pontuais, mas uma nova evangelização em todos os sentidos”, explica Pe. Hélio, lembrando do Papa Francisco que busca o carisma dos jesuítas que é “ir onde ninguém mais chega”. “A Igreja quer ir ao encontro do povo onde ele está, numa dimensão missionária. Por isso, pequenas comunidades constituídas com maior liderança e protagonismo do leigo para que ele não se encontre apenas na missa do domingo”, completa.
Esta também é uma das definições contidas no Plano da Ação Evangelizadora da Diocese de Toledo para o período 2011-2015. A partir da Animação Bíblica, estão sendo referenciados os diversos projetos, dentre eles, da “Renovação das comunidades”. “É um momento muito oportuno em que a Igreja aprofunda a Conferência de Aparecida e caminhe profundamente na ação do Espírito Santo”, observa.
Da Assessoria