Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Administração de Beto Lunitti e Pelanka completa 100 dias

Neste período, os gestores buscaram organizar a Casa e, principalmente definir metas e colocá-las em execução.

09/04/2013 - 22:08


Tendo como norte o Programa Catequese da Cidadania, as equipes das secretárias do Município produziram um diagnóstico apresentando a situação de cada local. Com isso, os profissionais reorganizaram metas para estes primeiros meses e buscaram sanar as questões mais emergenciais, tendo como base a implantação do Plano de Governo com políticas públicas pautadas no desenvolvimento do município sob o aspecto humano, econômico e social como também da participação popular nas decisões.

O prefeito Beto Lunitti, disse que os 100 dias de gestão foi de muito trabalho. “As nossas ações são como sementes que no seu tempo darão frutos. Agora, a semente já começa a germinar”. Ele agradeceu o trabalho dos servidores e destacou que o Município é formado por profissionais competentes. “Juntos iremos encontrar a solução para todos os problemas”.
Mais uma vez, o prefeito Beto Lunitti, afirma que a saúde é prioridade em seu governo. Prova disto, ele já autorizou a contratação de médicos, agentes comunitários, agentes de endemias, e auxiliares de dentistas.
O gestor lembra que a equipe deparou-se com uma série de problemas, que vão desde estruturas físicas inadequadas até locais insalubres para o trabalhador da saúde.
A Secretaria de Saúde diagnosticou que a maioria das Unidades Básicas de Saúde fica alagada quando chove, inclusive unidades com menos de três anos de funcionamento possuem infiltrações.
Outro problema citado por Beto Lunitti foi a dificuldade em manter todos os serviços a disposição da população, pois muitos servidores estavam de férias. “O mal planejamento prejudicou o andamento das atividades da Secretaria”.
A Secretaria também encontrou dificuldades em fechar a escala de atendimento médico no Núcleo Integrado de Saúde – NIS (Mini-Hospital), isso por causa do grande número de profissionais que solicitaram exoneração do concurso público no Município de Toledo.
Medicamentos
Segundo o prefeito, o estoque da Farmácia Básica estava no limite. Beto Lunitti explica que os medicamentos deveriam ter sido repostos ainda na gestão anterior. “A falta de remédios dificultou a manutenção da oferta à população”.
O gestor lembra no fim de 2012, a gestão anterior realizou um processo de licitação. Entretanto, os preços estavam abaixo do mercado e, consequentemente, a licitação foi deserta em diversos itens, sendo que vários eram de uso contínuo dos munícipes na atenção básica. “Mesmo diante das dificuldades, muito se avançou na organização dos serviços da secretaria municipal de saúde. Foram realizadas reuniões com todos os setores e locais de serviço para acolhimento dos profissionais de saúde e apresentação da nova equipe de gestão e elaboração do Diagnóstico Situacional”.
Outras ações na saúde
O prefeito destaca que a equipe aderiu a quatro programas do Ministério da Saúde são eles: Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab); QUALIFICASUS; Programa Saúde Escolar (PSE); Programa Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).
Outra ação na saúde desenvolvida por esta gestão é o mutirão de limpeza. O objetivo é recolher objetos que possam acumular água e, posteriormente, instalar uma epidemia de dengue no Município. Beto Lunitti comenta que até o dia 04 deste mês, o Município havia registrado 70 casos de dengue. Enquanto que Assis Chateaubriand foi 163; Nova Santa Rosa 173; Palotina e Terra Roxa 149; Marechal Cândido Rondon 61 e Guaira 43. “Isso demonstra que a política que adotamos surgiu que Toledo estaria na eminência de ter uma epidemia de dengue”.
Em fevereiro, o prefeito Beto Lunitti encaminhou para a saúde R$ 500 mil para a realização de cirurgias eletivas. Na época, o prefeito determinou ao secretário de saúde, Edson Simionato, que sejam realizadas as cirurgias que trazem maior sofrimento as pessoas.
O prefeito apresentou outras ações desenvolvidas pelas demais secretarias do Governo Beto Lunitti e Pelanka, as quais serão apresentadas nos próximos dias na Casa de Notícias.

Anuncio gene 2