Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

EDUCAÇÃO

Professores do 4° ano do ensino fundamental participam de formação continuada

A atividade foi realizada por meio da Secretaria de Educação (SMED) e contou com a presença de cerca de 80 profissionais.

10/04/2013 - 17:41


Na última terça-feira (09) os professores do 4° ano do ensino fundamental do município participaram da formação continuada “Conhecendo Toledo”. 
Os professores foram divididos em dois grupos. O primeiro realizou a formação no período da manhã, seguido pelos demais profissionais, que receberam a formação durante a tarde. O treinamento contou com visita ao Museu Histórico Willy Barth, onde os participantes puderam entender mais aspectos da história do município. A SMED contou com a colaboração do professor Anésio José Vitto e da colaboradora Lourdes Barbieri, que trabalham no Museu.
O projeto “Conhecendo Toledo” é desenvolvido durante três anos com alunos e professores do terceiro, quarto e quinto ano, do ensino fundamental. O Roteiro prevê que no 3° ano do ensino fundamental, sejam realizadas visitas aos bairros, a nascente do rio Toledo e Parque dos Pioneiros. No 4° ano o roteiro direciona para a história do município e a agroindústria, por meio de uma parceria com a Lactobom. Já no 5°ano realiza-se um roteiro conhecendo o Aterro Sanitário, o Horto no Parque Ecológico Diva Paim Barth e as Reservas Particulares de Patrimônios Naturais (RPPNs).
Segundo a coordenadora de história da SMED, Ana Ide Kleinubing, o projeto permite a interação dos alunos, professores e o município em geral. “Os professores recebem a formação, trabalham em sala de aula e depois, realizam as visitas nos principais pontos de Toledo, juntamente com os alunos”. Ana destacou que a atividade é muito importante na formação dos alunos. “O objetivo principal é trabalhar a história do município com o aluno de forma mais ampla, despertando nas crianças o sentimento de cidadão, participante desta história, deste município”.
Conforme a professora participante, Aline Vilas Boas, a formação enrique muito o trabalho realizado em sala de aula. “Só com o livro didático a gente não dá conta de conhecer tudo o que tem na cidade e transmitir isso para os alunos. Quando a gente se depara com os lugares, de fato, acabamos por conhecer mais aspectos que não seria possível de outra forma”, explicou.
 
Próximas ações
Na próxima semana o projeto inicia os roteiros com os alunos do quinto ano. A partir do mês de maio é a vez dos alunos do quarto ano, participarem das visitas

Da Assessoria - Toledo

Anuncio gene 2