Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Vice-prefeito recebe empresários e técnicos do IAP para vistoriar área de empreendimento

O prefeito disse que o Município está aberto a empreendimentos que auxiliem ao desenvolvimento e geração de empregos.

10/04/2013 - 18:03


Nesta quarta-feira (10) o prefeito Beto Lunitti e o vice Adelar Holsbasch Pelanka, acompanhado dos secretários municipais Edemar Rockenbach – Desenvolvimento Econômico (SDE) – e Leoclides Bisognin – Meio Ambiente (SMA) – receberam os representantes do Group PGG e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Fizeram parte da comissão o diretor de operações Rafael Monterde e o diretor da empresa no Brasil, Constantí Sánchez Valero. Representando o IAP -PR esteve presente a chefe do Departamento de Tecnologia Ambiental Dirlene Cavalcanti e Silva e o técnico Ademir da Silva, além de Valira Foiatto/IAP – Toledo.
A comitiva foi recepcionada pelo prefeito Beto Lunitti que afirmou na oportunidade que o município de Toledo está aberto a empreendimentos que venham a somar ao desenvolvimento e geração de empregos. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), Edemar Rockenbah, o município vê com bons olhos a instalação de uma indústria de grande porte com padrão europeu e novas tecnologias. “Este empreendimento será muito importante dentro da política de desenvolvimento econômico proposto pelo prefeito Beto Lunitti, tendo em vista que apresenta uma nova proposta de gerenciamento de resíduos que transforma o que é considerado um subproduto em um material de primeira linha que é a proteína animal. E isso de forma limpa, sem contaminação e sem odor”, disse Edemar. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico a prefeitura dará todo o suporte necessário para a instalação da empresa, bem como de outras que tiverem o interesse em promover suas atividades no município de Toledo. “Temos um compromisso criar novas matrizes econômicas para a cidade. Essa é a proposta desta administração”. Ele informa que o município fornecerá a infra-estrutura como pavimentação asfáltica e rede de energia.
Segundo diretor de operações Rafael Monterde, o grupo adquiriu a área com o objetivo de abrigar a planta industrial que terá capacidade para receber mil toneladas/dia de matéria prima. A área fica no interior do município, próxima a São Luiz do Oeste, onde foi delimitado um distrito industrial, aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores no ano de 2012. Segundo Rafael a estrutura será construída dentro das mais modernas tecnologias disponíveis para o setor, o que segundo ele evitaria a emissão de odores. Ele relata que os subprodutos beneficiados no processo são vísceras e penas de aves oriundas de frigoríficos da região e que, devido às tecnologias empregadas na construção, não existe o mau cheiro característico deste tipo de empreendimento.
Após o encontro com o prefeito, a comitiva seguiu acompanhada pelo vice-prefeito e secretários de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente para vistoriar a área de 10 alqueires onde o empreendimento será realizado próximo ao Distrito de São Luiz do Oeste.
 
VISITA TÉCNICA
Os técnicos do IAP-CTBA vieram a Toledo para analisar o processo de instalação da indústria de beneficiamento de subprodutos animais que está em andamento. De acordo com Dirlene Cavalcanti e Silva chefe do Departamento de Tecnologia Ambiental do IAP-PR o objetivo da visita técnica foi verificar o encaminhamento da documentação e pareceres técnicos necessários ao IAP e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Segundo Dirlene é necessário ainda a apresentação do projeto do sistema de tratamento de efluentes líquidos (lagoas) bem como a autorização da Anvisa da proposta apresentada. Ela informou ainda que também será necessária a apresentação de complementação de projetos na área de emissões atmosféricas (odores), além da regularização da área na certidão de registro de imóveis.

Da Assessoria - Toledo

Anuncio gene 2