Construída junto ao Núcleo Integrado de Saúde (NIS) Doutor Jorge Nunes, o Mini Hospital da Vila Pioneiro, a sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é uma das melhores da área de abrangência do Consamu (Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência entre os municípios do Oeste do Paraná).
O prédio servirá como apoio às equipes que prestarão os serviços de urgência e emergência do município de Toledo. No local estão previstos alojamento para os profissionais, depósito para oxigênio, rampa para limpeza dos veículos utilizados nos atendimentos, banheiros e cozinha. Segundo o coordenador técnico do Consamu, Dr. Rodrigo Nicácio, todos os cuidados estão sendo observados para que o local atenda as exigências do Ministério da Saúde. “Apenas faltam alguns detalhes referentes à pintura padrão do SAMU e pequenos ajustes. Já estamos também deliberando sobre o mobiliário para a base que deve seguir os padrões nacionais”.
O coordenador lembra que Toledo terá duas ambulâncias para o atendimento. Uma delas de suporte básico, com motorista e enfermeiro, e uma de suporte avançado, com a presença também do médico. “A central de regulação, através de um profissional médico, definirá qual tipo de atendimento deverá ser prestado”.
A unidade do SAMU em Toledo deverá ter um quadro funcional composto, aproximadamente, por trinta profissionais. Enfermeiros e motoristas terão carga horária de 40h semanais e médicos 24h. “Os turnos serão sempre de 12h e realizados através de escalas que iremos organizar”, informou o coordenador. Para compor a equipe, o Consamu realizará um concurso que deverá ocorrer nos próximos 60 dias. “Possivelmente a aplicação da prova seja realizada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Isso agilizará o processo já que dispensaríamos a licitação”.
Segundo informações repassadas pela diretora do NIS, Noeli Salete Borges de Carvalho, cabe ao SAMU atender as ligações, prestar os atendimentos necessários e encaminhá-los, conforme avaliação, ao Mini Hospital, Hospital Bom Jesus ou, futuramente, à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada na Vila Becker. “Estamos nos preparando para termos mais este serviço oferecido a comunidade. Aceitamos o desafio e estamos com nossas obrigações quase concluídas, restando apenas algumas pequenas intervenções”.
O secretário de Saúde de Toledo, Edson Simionato, relata que o serviço será custeado com recursos municipais, estaduais e federais. A administração municipal coube também a preparação de toda a estrutura física que será disponibilizada pelo serviço. Simionato complementa que o Consamu é composto pelos municípios da 10ª e 20ª Regionais de Saúde.
Helicóptero
Além das 23 ambulâncias que realizarão o atendimento na região, a previsão é de que até o final do ano o Samu tenha o suporte aéreo, através de um helicóptero baseado na cidade de Cascavel. Este helicóptero deverá atender situações de emergência num raio de 300 km, cobrindo a região do Consamu. Também será colocado um avião de resgate que deverá atender o Estado.
Da Assessoria - Toledo