Diariamente, muitas pessoas que residem no Jardim Independência arriscam suas vidas ao atravessarem a pé o viaduto da BR-467, em Toledo. Há anos, a população daquele bairro reivindica pela construção de uma passarela paralela ao viaduto, pois o projeto de duplicação da rodovia – nos anos de 2007/2008 – não contemplou este empreendimento. Diversas reuniões já foram realizadas com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), mas todas sem êxito.
O prefeito, Beto Lunitti, destaca a necessidade da construção de uma passarela na BR-467 para atender a comunidade do Jardim Independência. “Esta comunidade está isolada depois que a duplicação passou, a segurança das crianças que precisam vir à escola ficou comprometida. Precisamos de uma intervenção urgente”.
Por sua vez, o superintendente do DNIT do Paraná, José da Silva Tiago, afirma que a construção da passarela será integrada ao projeto de duplicação da BR-163. Esta obra será executada somente no próximo ano. Mais uma vez, os moradores ficarão no aguardo.
Tiago comenta que os técnicos irão dialogar as demandas de cada Município com os gestores ao elaborarem o projeto da duplicação da rodovia.
Na oportunidade, o vereador Rogério Massing apresentou uma demanda dos moradores de Vista Alegre, Bom Princípio e Linha Gramado que utilizam a estrada que liga Toledo a Cascavel. Massing explica que a empresa responsável pela duplicação alterou o local de acesso para as comunidades. “A ação causou descontentamento as famílias, pois a empresa não manteve o retorno original e o construiu 1.500m a frente. Com isso, a comunidade localizada a 4 Km de Toledo com o retorno totaliza 7 Km, porque para retornar o condutor terá que descer 1.500m e depois subir outros 1.500m”.
Massing salienta que a reivindicação dos moradores é que o acesso retorne para o local original. O vereador sugere que o DNIT faça um estudo para que o contorno seja próximo do viaduto. Tiago afirma que a informação será encaminhada aos técnicos do DNIT. “Eles vão estudar e darão um posicionamento”.
O prefeito, Beto Lunitti, afirma que o Município de Toledo vive o inverso do êxodo rural. “As pessoas começam a voltar para o campo por conta da infraestrutura que temos no interior da cidade”.
Na oportunidade, o prefeito entregou o pedido de estudos das demandas de Toledo. O documento já foi apresentado ao Ministério dos Transportes quando o prefeito esteve em Brasília.