Participaram da vistoria os secretários Mauro Maiorki, de Esportes e Lazer; Maísa Kuhn Fazzolari, de Planejamento, e Luiz Alberto Cypriano, de Captação de Recursos, além da engenheira responsável pela fiscalização da obra, Marilei Rejane Von Borstel.
O ginásio está passando por uma reforma e ampliação, o que deverá quase dobrar a capacidade de atendimento. Depois de pronto, o ginásio terá condições de abrigar cerca de 5 mil pessoas sentadas. Até então cabiam 3,5 mil pessoas. O espaço já ganhou outros investimentos, como a ampliação e reforma da área administrativa e dos vestiários para os atletas da casa e visitantes.
A obra prevê a ampliação das arquibancadas, elevação e troca da cobertura, construção de novos sanitários, copa, camarotes e cabines para a imprensa, entre outras estruturas, dotando a cidade de um ginásio de esportes de grande porte. Cerca de 80% da obra está concluída e outros investimentos deverão ser feitos, como a troca do piso da quadra de esportes, em processo de licitação, aquisição de cadeiras, de um painel eletrônico, entre outros investimentos.
O grupo conferiu detalhes com relação a segurança do local, com portas anti-pânico e dentro das normas exigidas pelo Corpo de Bombeiros. Serão instaladas portas nas duas laterais e mantida a da frente, como um acesso secundário. Com a conclusão da obra, o acesso principal será na lateral esquerda, de frente para a praça Getúlio Vargas. O acesso atual será mantido, porém como um acesso secundário.
O grupo também verificou o local para a instalação de um painel eletrônico, o qual deverá ser reforçado para suportar o peso. O painel terá 6 metros de comprimento por 2,20 de largura e 0,10 centímetros de espessura, pesando 840 quilos. “Vamos verificar a necessidade de reforço na estrutura para dar mais segurança”, comentou o prefeito. Também foi vistoriada a área destinada a imprensa e dois camarotes para autoridades. As cabines e camarotes serão instalados em uma plataforma superior, com divisórias em gesso cartonado e isolamento acústico. Do local, os profissionais de comunicação e autoridades dos camarotes terão uma visão privilegiada.
Nas paredes ao fundo também deverão ser instalados painéis com fotos da cidade e alguns dos principais esportes de destaque no município, valorizando o talento de atletas locais.
“Uma reforma sempre exige mais. É preciso acompanhar in loco para ver o que é necessário adequar para que a obra fique boa. É preciso conferir no local todos os detalhes, visando dar mais conforto aos que praticam o esporte e aos que vem assistir”, disse o prefeito de Toledo. Ele mostrou-se satisfeito com o andamento do trabalho, dentro do cronograma previsto.
O espaço remodelado deverá servir para sediar uma das principais competições esportivas do município neste ano. Em novembro, de 11 a 20, Toledo vai sediar os 54º Jogos Abertos do Paraná. A abertura não será no local, mas certamente o ginásio Alcides Pan, totalmente remodelado, vai sediar algumas das principais disputas. A previsão é fazer a abertura no Parque Ecológico Diva Paim Barth, como em edições anteriores.
A reforma do ginásio de esportes Alcides Pan está sendo executada com recursos municipais e financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Da Assessoria - Toledo