A Organização Mundial da Saúde classifica - cronologicamente como idosos - as pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos de idade em países em desenvolvimento. O envelhecimento da população é uma realidade no Mundo. Estima-se que no Brasil há cerca de 23 milhões de pessoas idosas. A perspectiva é atingir 35 milhões de idosos em menos de 20 anos.
Com o aumento da proporção de idosos e da expectativa de vida no País, torna-se cada vez mais comum referir-se ao cuidador de idosos. A idade avançada faz com que muitas pessoas tenham algumas de suas habilidades regenerativas limitadas. A partir deste momento, elas necessitam de alguém para auxilia-las e ampara-las e o cuidador desenvolverá estas e outras ações.
Levando em consideração, a importância do aprimoramento e da preocupação da profissão, o Colégio Estadual Dario Vellozo - juntamente com seus professores, direção e alunas - fundaram a Associação do Cuidador da Pessoa Idosa de Toledo (ACPI-TOO).
Segundo a presidente da ACPI, Solange Terezinha Ampessan Schiavo, o objetivo da Associação é auxiliar nas atividades dos cuidadores, principalmente no que refere-se aos direitos e deveres. “A Associação passa a ser uma ferramenta de valorização daqueles que zelam pelo bem estar é qualidade de vida de nossos idosos”.
Diante disso, a Associação promove, neste sábado (20), às 14h45, um encontro com os cuidadores de pessoas idosas, no Colégio Dario Vellozo. No dia, a assistente social, Simone Ferri, vai ministrar uma palestra sobre a auto-estima do profissional.
A presidente da Associação afirma que o encontro pretende promover a valorização do profissional. “Valorizando o trabalhador e cuidando de si, o cuidador terá mais disposição e alegria em cuidar do seu idoso”.
Direitos
Solange explica que para efeitos de direitos trabalhistas, a função de cuidador de idoso é enquadrada na classe dos trabalhadores domésticos. “O cuidador de idosos tem as garantias trabalhistas e os direitos semelhantes aos de uma doméstica, passadeira ou cozinheira”.
A presidente da Associação destaca que os direitos e os deveres dos cuidadores de idosos estão assegurados na PEC das Domésticas. Contudo, Solange lembra que está tramitando no Congresso o projeto de lei – do senador Waldemir Moka – que regulariza a profissão. “Enquanto não é regulamentada a lei dos cuidadores de idosos e sancionada pela presidente Dilma, o que vale é o que está escrito na PEC das domésticas”.
Outras informações nos telefones (45) 3278-6587 ou (45) 9973-3066, falar com a presidente da Associação, Solange