O secretário foi recebido pelo prefeito de Tupãssi e presidente da Amop, José Carlos Cal Mariussi, bem como prefeitos e secretários municipais de Agricultura e Meio Ambiente dos 52 municípios da área de abrangência da Amop.
“Afirmei aos prefeitos a disposição do governador Beto Richa em ser parceiro das administrações municipais. Todos temos dificuldades, porém há uma série de oportunidades ao campo que estão surgindo. Estamos dispostos a financiar a fundo perdido esses projetos e iniciativas locais para despertar nos novos gestores uma visão mais ampla e para que projetos mais consistentes e qualificados sejam colocados em prática. Com isso, o resultado será mais satisfatório”, destacou.
Outra preocupação de Ortigara é quanto à suinocultura paranaense, que enfrenta uma grave crise, a exemplo dos demais estados brasileiros. “Queremos expandir os mercados, especialmente o russo. Pretendemos levar o governador para lá e agora, no fim de maio, participar de reunião na OIE (Organização Internacional de Epizootias) para que suspendam as sanções impostas aos produtores paranaenses”, declarou.
O prefeito de Palotina, Jucenir Stenzler, afirma que o Oeste passa por um momento de industrialização do produto primário e o salto tecnológico e de qualidade é fundamental para consolidar o Paraná como líder no setor produtivo nacional. “O debate é oportuno e será frutífero doravante”, considerou.
Para o presidente Cal, o agronegócio move a região Oeste, por isso a importância da discussão. “Temos um governador voltado ao municipalismo e um secretário de Agricultura com uma visão moderna e diferenciada”, complementou.
Da Assessoria