O prefeito de Toledo Beto Lunitti, acompanhado dos vereadores Ademar Dorfschmidt, líder do Governo, e Adriano Remonti, presidente da Câmara Municipal, do secretário de Administração Amauri Linke e do assessor de Assuntos Comunitários Valtair Apolinário, participou de mais um dos encontros da Agenda Setorial do Governo Municipal com a sociedade.
O encontro desta terça-feira (16), aconteceu na sede do Sindicato dos Bancários de Toledo e envolveu os representantes do Fórum Sindical de Toledo, formado por sindicatos e entidades de classe organizadas. Durante a reunião, o prefeito Beto Lunitti conversou com os presentes e foi informado sobre diversas ações desenvolvidas pela organização. Uma das principais discussões foi referente à abertura dos supermercados aos domingos.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Toledo, Flávio Bonifácio Pinto, a entidade tentou, em anos anteriores, conseguir o apoio do Poder Executivo e Legislativo para reverter a situação que se agravou nos últimos anos. “Com a chegada de grandes redes varejistas em nossa cidade, a coisa piorou”, comentou. Flávio frisou que o domingo, apesar dos colaboradores serem compensados com folgas semanais é o dia em que os trabalhadores convivem com seus familiares e realizam atividades de lazer e também suas convenções religiosas. “Durante a semana, o filho está na escola, a mulher no trabalho e o funcionário acaba ficando em casa sem opções”, explicou.
Por sua vez, Beto, após ouvir as colocações, reafirmou o discurso de que todas as mudanças necessárias para o bom andamento do município acontecerão a partir da vontade popular. “Temos a compreensão de que o movimento sindical tem um papel importante na construção da sociedade e por isso estamos aqui”. O prefeito salientou que seu papel não é discutir as questões relacionadas aos empregadores e seus colaboradores, mas estreitar os laços com a sociedade, da mesma forma como aconteceu em outros encontros da Agenda Setorial.
O Chefe do Executivo municipal também voltou a frisar que seu governo não realizará mudanças abruptas ou rupturas. “Cada entidade tem seus anseios. Estamos numa sociedade e precisamos discuti-la desta forma, ouvindo a todos, através da Agenda do Prefeito com a Comunidade, o OP e de encontros como este. A partir da vontade popular expressa nestas consultas, vamos traçar nossas ações”.
Beto ainda lembrou aos presentes o desejo de se fazer cumprir a Lei Municipal, de 1975, que instituí o feriado municipal no dia 14 de dezembro, aniversário de Toledo. Segundo o prefeito, a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) já foi comunicada sobre este planejamento da atual administração. “Precisamos nos preparar para resgatar esta data importante para o nosso calendário. Temos que comemorar, com cidadania, o aniversário da cidade que nos acolhe”. Beto também propôs a realização de uma grande festa para os trabalhadores no dia 1º de maio, a partir de 2014. “Vamos discutir com a Secretaria de Planejamento Estratégico como isso poderá acontecer”, finalizou.
Da Assessoria - Toledo