Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Governo lança portal para tecnologias móveis

O governador Beto Richa lançou, nesta segunda-feira (14), o novo portal de serviços do governo para dispositivos eletrônicos móveis como smartphones, ipads e telefones celulares com acesso à internet. O endereço do portal é m.pr.gov.br. Foi desenvolvido em parceria entre a Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Secretaria da Fazenda e Detran. “Com esse portal vamos ampliar a mobilidade, a interatividade e melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo governo”, disse o governador.

14/02/2011 - 18:51


“É modernidade na gestão pública, com menos burocracia e mais agilidade para facilitar a vida do cidadão”, disse.
O primeiro grupo de aplicativos do governo eletrônico à disposição do cidadão por meio de tecnologias móveis inclui serviços do Detran e as notícias do governo. “Estamos facilitando a consulta do IPVA, o registro da pontuação na carteira de habilitação, multas, exames e taxas do Detran”, explicou o presidente da Celepar, Jacson Leite. O próximo passo é integrar o portal com instituições bancárias como o Banco do Brasil e o Itaú. “A preocupação inicial é que o cidadão esteja bem informado para cumprir suas obrigações, simplificando os processos”, disse o diretor.
O diretor-geral do Detran, Marcos Traad, disse que a nova ferramenta faz parte de uma série de medidas interativas que serão lançadas ainda neste mês, com o objetivo de aproximar o Departamento de Trânsito da comunidade. Um dos novos aplicativos permitirá a consulta de débitos do veículo. “Queremos facilitar o acesso da população aos nossos serviços, diminuir a burocracia e sanar reclamações”, disse Traad. “Para isso, em parceria com a Celepar, estamos pensando em soluções de segurança, com foco nas informações compartilhadas e dados cruzados”, afirmou o diretor.
Mobilidade
Na construção do portal móvel, a Celepar levou em consideração o tamanho da tela e a capacidade de processamento de dados dos telefones, que possuem características diferentes dos computadores de uso pessoal.
A primeira tela do portal m.pr.gov.br oferece informações da Agência de Notícias. Em seguida, aparecem cinco ícones de serviços do Detran, a começar pelo IPVA – Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores.
Ao informar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), o proprietário do veículo tem acesso ao valor do tributo e ao conjunto de números da linha digital equivalente ao código de barras, que permite o pagamento do IPVA para o exercício 2011 nas agências bancárias.
Ao abrir “Agenda CFC”, o aluno, identificando o número do processo, obtém informações sobre o curso no qual está inscrito no Centro de Formação de Condutores, entre eles, os de reciclagem, motofretista, mototaxista, transporte de passageiros e transporte escolar. No item “Taxa do Detran/Pr” constam os valores cobrados pelo órgão para serviços como a renovação da CNH, alteração de categoria ou de dados cadastrais.
Tendo em mãos o número do processo, ao acessar “Exames Detran/PR”, o cidadão obtém as notas das provas que fez. No quinto ícone, “Pontuação”, informando o número da CNH e do CPF, o motorista consulta os pontos registrados em sua carteira nacional de habilitação.

 

Da Assessoria - AENotícias

Sem nome %281144 x 250 px%29