Durante toda a quinta-feira (18), o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, cumpriu uma agenda com diversos compromissos relacionados à saúde. Às 7h30, Beto participou do ato público de anúncio do credenciamento do Centro Diagnóstico ao Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização de ressonâncias magnéticas.
Estavam presentes no evento, além do prefeito toledano, o secretário de Estado da Saúde, Michelle Caputo Neto; o prefeito de Palotina, Jucenir Leandro Stentzler; o secretário de Saúde do município, Edson Simionato; o diretor da 20ª Regional de Saúde, Odacir Fiorentin e o médico radiologista responsável pelo Centro Diagnóstico, Tomaz Tadashi Yoshida. Ao todo são disponibilizados 110 exames/mês com um teto máximo de R$ 29.562,50.
Doutor Tomaz reforça que, desde sua chegada em terras toledanas, luta para que os pacientes tenham um atendimento digno e, para isso, sempre colocou a disposição da sociedade bons equipamentos. O médico lembra que para exercer algo com eficiência é necessário que se tenha as melhores ferramentas. “Isso sempre foi primordial em nossas decisões e jamais foi colocado em segundo plano”.
Por sua vez, Beto enaltece o trabalho de vanguarda realizado pelo Centro Diagnóstico em toda a sua história e que esse novo passo contribuirá significativamente na melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos toledanos e da região. O chefe do executivo salienta o desenvolvimento econômico gerado pelos serviços de saúde. “Além da saúde pública, este centro para realização de exames atenderá aos convênios e particulares. Aqui pessoas trabalharão e isso gera crescimento para o nosso município”.
Ao final, o secretário estadual Michele Caputo pondera que as esferas governamentais precisam ser parceiras. Michele frisa que Toledo, neste momento assume uma condição de pólo regional e não pode ser fechar a este nova etapa. “Em Cascavel existe uma demanda de ressonâncias que não são atendidas porque não conseguimos credenciar um laboratório para realizá-las. Por este motivo, Toledo se torna uma referência no oeste do Paraná”.
Leitos de Unidade de Terapia Intensiva
Após o ato no Centro Diagnóstico Beto Lunitti se dirigiu ao Hospital Bom Jesus onde o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, realizou a entrega de dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva. O ato contou com a presença de representantes da casa hospitalar, entre elas a superintendente da casa de Saúde, Michelle Okano Anzanello, que reafirmou ser esta uma das boas notícia que o hospital recebeu nos últimos dias. “Há poucos dias fomos certificados como instituição filantrópica e agora já anunciamos mais investimentos que trarão conforto e seguranças as pessoas que precisam deste ambiente”.
A certificação foi anunciada pelo ministro Alexandre Padilha, no final de mês de março, em reunião com a presença da superintendente da Casa de Saúde Bom Jesus, Michelle Okano Anzanello, do prefeito de Toledo, Beto Lunitti, e do líder de governo na Câmara Municipal, vereador Ademar Dorfschimidt. Como instituição filantrópica, o hospital está habilitado para receber doações e outros fundos financeiros com fins à melhoria do atendimento aos pacientes que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). Além dos dez leitos entregues, ainda estão previstos mais quatro unidades para atendimento neonatal.
Presença do governador
Ainda pela manhã, no Teatro Municipal, o prefeito de Toledo acolheu o governador do Estado do Paraná, Beto Richa, diversos administradores municipais da região Oeste paranaense e deputados estaduais e federais. Na ocasião, o governador assinou diversos convênios e termos de doação de equipamentos para hospitais e unidades de saúde da região.
Em sua fala, Beto Lunitti reforça que a saúde pública se faz a partir da soma de esforços de todos os governos. Beto lembra que algumas resoluções demandam tempo. “Agradeço ao governador por trazer subsídios que darão qualidade de vida às pessoas dos nossos municípios aqui do oeste do Paraná. Da mesma forma, estamos fazendo a nossa parte, com planejamento e coerência que é a obrigação de todo gestor”.
Visitas
No período da tarde, o prefeito Beto Lunitti acompanhou o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, em visitas ao Núcleo Integrado de Saúde Doutor Jorge Nunes, o Mini Hospital, ao prédio que abrigará a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Toledo e também as obras do Hospital Regional.
Da Assessoria - Toledo