A prática do judô se intensificou em Toledo nos últimos tempos. Através da Secretária Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), vários centros comunitários e escolas têm cedido seu espaço para essa prática esportiva, entre eles o Centro Olímpico Arnoldo Bohnen, no Jardim Santa Maria, o Centro da Juventude Márcio Antonio Bombardelli, no Jardim Europa, a Escola Municipal de Vereador José Pedro Brum (CAIC). Além destes locais, em breve, a Casa De Maria, no Jardim Europa, e o Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva, no Jardim São Francisco, terão as atividades.
No município, os trabalhos são coordenados pelos técnicos desportivos José Gimenez Junior e Willian Gimenez. Os irmãos são responsáveis pelos treinamentos, que envolvem crianças maiores de oito anos e adultos, tanto masculino, quanto feminino, totalizando mais de 300 judocas.
A partir dos treinamentos dos atletas das escolinhas, os professores identificam os que mais se destacam. Em seguida, esses atletas são encaminhados para o grupo de rendimento que realiza suas atividades no período noturno no Centro Olímpico Arnaldo Bohnen. Este grupo, que já conta com mais de trinta judocas, representa o município de Toledo em diversas competições em nível municipal e estadual.
Dentre as disputas que os judocas da SMEL participarão estão os Jogos Abertos do Paraná, Campeonato Paranaense Sub 13 e Sub 15, Campeonato Paranaense Sub 18 e Sub 21, Copa Toledo de Judô, Jogos Escolares, Campeonato Paranaense Sub 23 e Sênior, entre outros que acontecem no decorrer do ano. Apesar do grande número de competições, Junior Gimenez lembrou que um dos maiores benefícios do esporte para estes jovens não é a participação em campeonatos, mas os princípios adquiridos a partir do judô. “Ele se torna um cidadão livre, mais humano. O esporte livra as pessoas da marginalidade da rua”, ressalta.
Em sua avaliação, a secretária da SMEL, Marli Gonçalves Costa, afirmou estar satisfeita com o trabalho desenvolvido pelos técnicos do município. “É muito proveitoso o que estes técnicos fazem e a SMEL a cada dia busca mais recursos para o desenvolvimento das artes marciais, inclusive dois novos tatames estão sendo adquiridos”, conta.
Marli ainda frisa que além do judô, o karatê, com o Jackson Longen, e a capoeira, com o professor Ivair dos Santos, estão sendo desenvolvidos em Toledo. “Ao todo, essas três modalidades já envolvem mais de 600 atletas atendidos gratuitamente que são treinados por quatro professores formados em Educação Física e concursados da SMEL”, finalizou.
Da Assessoria - Toledo