1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

PECUÁRIA

Especialista fala sobre atraso na colheita e ampliação de prazo para o plantio do milho safrinha

A medida anunciada pelo governo do estado do Paraná nesta semana já causa reflexos. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento vai formalizar junto ao Ministério da Agricultura o pedido para prorrogação do zoneamento para o planto do milho safrinha. A justificativa: as chuvas que impediram a colheita da soja. Quando mais de 50% das lavouras da oleaginosa deveriam estar colhidas, a resposta d Departamento de Economia Rural. Apenas 4% destes grãos saíram do campo e a qualidade do produto também começa a preocupar.

15/02/2011 - 09:40


Junto com a ampliação do zoneamento, que se estenderia de 28 de março para 20 de março, o aumento dos riscos. Por se tratar de lavouras de inverno, os fatores climáticos são constantes ameaças, sobretudo quando o assunto é o frio. “Com o aumento do zoneamento os produtores teriam mais garantias de políticas públicas para o plantio, mas terão de assumir os riscos de cada uma destas lavouras”, destacou o técnico do Deral, João Luiz Raimundo Nogueira.

O interesse em aumentar os prazos está calcado nos preços praticados pelo milho. Orçada hoje a aproximadamente R$ 22 a saca no mercado físico, os produtores têm bons motivos para dedicar seu tempo e boas áreas ao cultivo, principalmente porque a procura deve continuar aumentando e os estoques mundiais seguirem baixos.

Este é um dos assuntos da semana na entrevista em vídeo que aborda o panorama da agricultura brasileiro e internacional. Acompanhe a reportagem em instantes no portal da Casa de Notícias.

 

Texto Juliet Manfrin

Sem nome %281144 x 250 px%29