Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Diminui o número de faltosos na Unidade do São Francisco, afirma Diane

Lista de faltosos chegou a ter mais de 50 páginas.

21/04/2013 - 14:49


Agendar consultas e exames e não comparecer é prejudicial ao próprio usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). O faltoso, além de perder a oportunidade de conseguir o atendimento especializado, acaba ocupando a vaga de um usuário que necessita de cuidados e algum tipo de tratamento.

Diante disso, a equipe da Unidade do São Francisco busca manter o cadastro de usuários atualizado e, por isso, adotou a obrigatoriedade do cidadão apresentar os documentos de RG, cartão SUS, comprovante de residência e carteira de vacinação. A enfermeira, Diane Michely Cassaro, comenta que antes de implantar a obrigatoriedade de trazer os documentos a Unidade tinha uma lista de faltosos de mais de 50 páginas. Ela relata que a Unidade realiza a busca efetiva dos faltosos de puericultura e gestante. “Uma pessoa não compareceu no dia de sua consulta. Diante desta situação, a equipe solicita para que o agente faça a visita e saiba o motivo”.
A enfermeira explica que o número de pessoas que avisa a equipe que não vai comparecer no dia da consulta tem aumentado nos últimos tempos. “A população está se acostumando com a metodologia do Programa. Isso é fundamental, pois conseguimos ofertar a consulta para outra pessoa. O número de faltosos está melhorando, mas as vacinas ainda não”.
Diane explica que parte da população considera a vacina desnecessária. “As mães trazem as crianças para serem vacinadas e estão com a carteirinha em dia. No entanto, adolescentes ou adultos só tomam as vacinas quando iniciam em um novo emprego, pois muitos empresários exigem que a carteira esteja em dia”.
Segundo a enfermeira, a equipe adotou a seguinte estratégia: O profissional orienta o cidadão a fazer a vacina. Caso, ele não queira é solicitado a assinar um termo informando a sua vontade. “Infelizmente, a Unidade ainda tem uma parcela pequena de pessoas que opta por não tomar a vacina. Elas devem estar conscientes das consequências desta atitude”.

Anuncio gene 2