Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

São Francisco busca agrega valor a campanha de vacinação, diz Ravache

A Unidade quer ser referência na resolutividade de doenças e, principalmente, na prevenção das mesmas.

21/04/2013 - 15:01


O médico do Programa Saúde da Família - Unidade São Francisco, César Ravache, explica que o objetivo principal da equipe é agregar valor ao atendimento e, assim, diminuir o índice da procura por atendimento somente quando se está doente. Por isso, a ideia da equipe em oferecer outras ações no dia ‘D’ da Campanha de Vacina.

Ravache lembra que a Unidade atua há quase dois anos no bairro e o início dos trabalhos foi difícil. “As pessoas não compreendiam a essência do Programa, mas o trabalho da equipe foi fundamental para que elas começassem a mudar os seus comportamentos. Percebo que os moradores passaram a buscar por mais informações”.
O médico enfatiza que a ideia da equipe é ‘quebrar o tabu’ de que a Unidade de Saúde somente é procurada em casos de doenças. “Queremos que os moradores venham a Unidade quando estão saudáveis também. A equipe incentiva o morador a refletir a sua saúde e, principalmente, ele passar a cuidá-la e monitorar seu comportamento”.
Ravache destaca que diminuiu a demanda espontânea de pessoas doentes na Unidade. “Quando não há consulta disponível para o médico, o morador recebe orientação de um enfermeiro e para ele já é o suficiente”.
O médico pondera que os casos de pressão alta e o não controle glicêmico diminuíram consideravelmente na Unidade. “Antes tínhamos que intervir durante as consultas. Hoje raramente isto acontece, pois os moradores começam a mudar os seus hábitos”.
Outro tipo de atendimento que também teve melhoria é a puericultura. O Ministério da Saúde preconiza que a criança seja acompanhada mensalmente por um profissional até os dois anos de idade. “Na Unidade, nós medimos, pesamos, avaliamos o desenvolvimento da criança, orientamos a mãe quanto a introdução de alimentos, entre outros fatores”.
O médico afirma que antes as mães traziam seus filhos quando não estavam com uma saúde ideal. Hoje, elas trazem os seus filhos para manter a saúde deles.
Grupos
Buscando a prevenção e a promoção à saúde, a equipe da Unidade do São Francisco também idealizou ações em grupos, como gestantes, terapêuticos, idosos, entre outros.
O grupo de gestantes – segundo o médico, Fábio Oliveira de Freitas – atende na primeira quarta-feira a tarde do mês. As futuras mães participam de palestras ministradas por médicos, enfermeiras ou os profissionais do CRAS. Os temas são diversos, desde manter uma alimentação adequada durante e após a gestação; qual tipo de parto optar: normal ou cesárea; os direitos das gestantes até a inclusão no Cadastro Único.
O grupo dos idosos reúne-se na primeira quinta-feira do mês. No encontro, os profissionais abordam sobre quedas, a importância da vacina, o uso dos medicamentos corretos e prescritos por um profissional, entre outros. Freitas conta que os idosos participavam de caminhadas com os agentes, no entanto, este projeto teve uma pausa devido as temperaturas elevadas no verão. O médico relata que o grupo está estudando uma maneira de retomar as caminhadas.
Freitas afirma que estes projetos auxiliam na diminuição de incidência de doenças nos moradores do bairro. “Também é uma forma de termos um contato maior com a população e assim identificamos situações de risco antes que se transformem numa doença”.

Anuncio gene 2