Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Programa Estratégia Saúde na Família é o norte desta gestão, afirma Beto Lunitti

Novas equipes serão capacitadas para iniciar os trabalhos em seis Unidades da cidade.

21/04/2013 - 15:11


A Estratégia Saúde na Família é a idealização desta gestão em saúde. Esta é a afirmação do prefeito de Toledo Beto Lunitti. Segundo Beto, o Programa é propulsor das ações preventivas, pois trata da saúde física e mental. Além de melhorar a auto-estima das pessoas.

Beto Lunitti comenta que as ações da Unidade de Saúde do São Francisco retrata aquilo que a atual administração pretende implantar em Toledo. “Assumimos o Município com a segunda pior saúde no Paraná, mas avançaremos com a realização de ações em conjunto. A saúde deve ser analisada por ações positivas. A prática da notícia mostrando ações positivas do sistema fortalece o propósito desta gestão que é ter a saúde como base. A comunidade deve compreender os esforços deste governo e estamos abertos a sugestões”.
O prefeito acrescenta que ao conversar com uma senhora na Unidade, ela contou que possui o seu médico, o qual a atende bem e é querido com ela. “As pessoas começam a buscar pela Unidade não somente com o prisma de curar as doenças, mas para cuidar da saúde”.
Neste contexto, Beto Lunitti destaca que para a senhora ter esta opinião é porque o servidor teve papel fundamental ao dialogar com ela. “As ações que iniciam dentro de uma organização mostra o protagonismo que tem a equipe. A política pública pode ser idealizada no gabinete, mas ela também deve encontrar-se com os desejos dos servidores. A qualidade do nosso servidor estava um pouco ‘adormecida’, porque na antiga gestão não havia diálogo com o servidor, agora existe liberdade de troca de ideias”.
Conforme o gestor, na semana passada, o Estado entregou diversos equipamentos e, por isso, o Município viveu saúde pública em sua essência. Para ele, a cidade também viveu saúde pública no aspecto da moradia, pois as famílias estão protegidas. “A saúde é um contexto amplo e esta gestão tem o propósito de cuidar das pessoas”.
Programa
Segundo o secretário de saúde, Edson Simionato, até o final do mandato desta gestão, o Município pretende implantar 30 novas equipes Saúde da Família. “O profissional que atua em uma Unidade com a estratégia de saúde da família conhece o seu público. Este fato elimina diversos problemas. Exemplo: Uma pessoa que busca a vacina e é um doente crônico de diabete, o profissional já o conhece. Logo, não existe a necessidade de levar um atestado ou um documento para provar a doença”.
Simionato informa que neste ano, a Secretaria vai implantar equipes nos bairros: Panorama, Santa Clara e Concórdia. “As equipes são essenciais para mudar a realidade de saúde em Toledo”.
Ele relata que as equipes poderiam ter sido implantadas, porém há dois fatores que impedem esta ação. O primeiro é o limite da folha prudencial, o qual impede novas contratações e o segundo é a necessidade do servidor participar de capacitações. “O profissional deve conhecer a realidade dos moradores. Por isso, a equipe deve participar de um processo de territorialização do ambiente, conhecer as pessoas, saber as causas de doenças da região, as carências sociais, entre outros fatores. Assim, a equipe vai ofertar o atendimento específico a comunidade”. Simionato enfatiza que o objetivo é que as equipes realizem um trabalho homogêneo, porém com suas particularidades.

Anuncio gene 2