Nesta semana encerra a Campanha contra a Influenza A no país. O Paraná alcançou 35% da meta da vacinação contra gripe até às 16h de sábado (20), no dia D, nacional da imunização dos grupos prioritários. Em Toledo, a meta é vacinar 26.743 pessoas. A equipe da Unidade do São Francisco aproveitou a data para ofertar a vacina e também outros serviços de prevenção e promoção à saúde da população, principalmente o público idoso. Durante o dia, a equipe disponibilizou a avaliação de câncer de pele; aferição da pressão; verificação de glicemia; coleta de sangue para exames de HIV, sífilis e Hepatite B; avaliação e orientações odontológicas; maquiagem, penteados, sobrancelhas e higiene facial; orientações sobre como evitar quedas dos e demais cuidados com a saúde.
A enfermeira, Juliana Beux, avalia que o projeto de unir o dia ‘D’ da Campanha de Vacinação com a oferta de ações preventivas ao idoso é positivo, pois o público atendeu o convite da equipe e, principalmente, foi possível avaliar a saúde destas pessoas. “Os profissionais da Uopeccan identificaram lesões na pele ou na boca de diversas pessoas. A data de suas consultas já está marcada”.
O médico cancerologista cirúrgico, Paulo Dondoni, avalia como positiva a parceria entre a Unidade e a Uopeccan. “Estes tipos de ações – geralmente - aumentam o acesso das pessoas, pois temos a chance de fazermos um diagnóstico precoce e a oportunidade de orientarmos quanto a prevenção do câncer de pele”.
A enfermeira, Juliana, lembra que a equipe está convidando os moradores para participarem destas ações há dois meses. “As pessoas passam a procurar mais a Unidade, porque sabem que ao chegarem aqui serão vacinadas e receberão cuidados em outros serviços. Em um dia atingimos a meta de vacinação do ano passado”.
Juliana pondera que a equipe procura idealiza ações que melhor acolham a população na Unidade. “Os moradores e a equipe tem um relacionamento amigável. Eles sabem que podem confiar em nosso trabalho. Isto facilita a atuação dos profissionais”.
**Gripe**
A campanha segue até a próxima sexta-feira, dia 26 de abril. O grupo alvo da imunização são as crianças menores de dois anos, trabalhadores na área da saúde, gestantes, puerpéras (mães com filhos nascidos a menos de 45 dias), idosos (acima de 60 anos) e portadores de doenças crônicas. Dentro das pessoas que se enquadram nos grupos que devem ser imunizados, não poderão receber a dose pessoas que tem alergia ao ovo ou que tiveram reação da vacina anterior.
O secretário de saúde, Edson Simionato, explica que a vacina da gripe não elimina a possibilidade das pessoas terem a doença durante o ano. Contudo, ele lembra que em 2012 a equipe do Sistema de Epidemiologia do Brasil rastreou os vírus que devem atacar neste ano.
Simionato salienta que após a inclusão da vacina, os índices de internamentos por problemas respiratórios ou óbitos em decorrência da gripe diminuem a cada ano no Brasil. “É fundamental que a população faça a vacina e cuide de sua saúde”.
Com informações da assessoria Toledo