Extraordinária
A Câmara de Vereadores realiza duas sessões extraordinárias. Nesta quarta-feira (24), os vereadores apreciam os Projetos de Leis – de autoria do Executivo – que elevam os vencimentos dos agentes de saúde e combate a endemias e concede abono aos servidores que ganham menos que o valor de R$ 850 de forma a atingirem este piso. A segunda sessão é realizada no dia 29 de abril.
Valorização
Valorizar o ser humano! Segundo o líder de governo, Ademar Dorfschmidt, este é o objetivo do governo de Beto Lunitti e Pelanka. “Aqui se cumpre o que se colocou no plano de governo. Não temos medo de fazer o enfrentamento. Isto é o começo de uma longa caminhada. A alegria que sinto como líder de governo em ter a oportunidade de discutir estes projetos e ter a certeza de que os servidores começam a ser valorizados”.
Filantropia
Durante cada segunda-feira, o líder de governo, Ademar Dorfschmidt, disse que vai apresenta documentos ou fotos afirmando a veracidade de seu trabalho. O primeiro é o relatório de uma viagem à Brasília, em setembro do ano passado. Ele e a superintendente do Hospital Bom Jesus, Michele Okano reuniram-se com o Ministro de Saúde, Alexandre Padilha, senadores Sérgio Souza e Osmar Serraglio para dialogarem sobre a filantropia e a disponibilização de dez leitos de UTI’s para o hospital.
Unidade
O líder de governo informa que o Estado – por meio do deputado Ademir Bier – liberou mais uma Unidade de Saúde para a região do Panorama II.
Bandeira
Dorfschmidt afirma que a saúde sempre foi e será a sua bandeira dentro da Casa de Leis. “Quero apresentar a sociedade o meu trabalho, pois cada vereador com sua posição faz o seu trabalho para melhorar cada vez mais a nossa cidade”.
Programa Nota Cidadão
O líder de governo, Ademar Dorfschmidt, solicita ao Executivo o estudo de viabilidade para a implantação de um projeto de lei, “Programa Nota Cidadão”. “O programa incentiva o consumidor a exigir a Nota Fiscal toda vez que pagar por algum serviço. A cada nota emitida com o CPF desse consumidor, ele acumula créditos do ISS recolhido em cada nota, para abater do valor do IPTU no ano seguinte”.
Economia
O vereador, Dorfschmidt, afirma que além de ser seu direito como cidadão e consumidor exigir nota fiscal, o ato ajuda a prefeitura a arrecadar mais impostos e fazer de Toledo uma cidade ainda melhor. “Quanto mais notas pedir e informar seu CPF, menos IPTU você paga no ano seguinte”.
Paralisação
A vereadora, Sueli Guerra, informa que nesta quarta-feira (24), os professores da rede estadual paralisam as atividades em defesa das pautas nacionais e estadual dos educadores. A paralisação busca chama a atenção dos governantes e da sociedade para a importância da defesa, bem como do fortalecimento, da educação pública. Em Toledo, os professores concentram-se na Praça Willy Barth a partir das 9h e pela tarde às 15h30.
Carga horária
A vereadora, Sueli Guerra, sugere o cumprimento das 30 horas semanais aos/às assistentes sociais, previstas na Lei n° 12.317, de 26 de agosto de 2010. “A legislação já reconhece o direito à jornada de trabalho diferenciada devido as condições específicas de trabalho, pois são submetidos(as) a longas e extenuantes jornadas e realizam atividades que provocam demasiado estado de estresse”.
Frente Parlamentar
Para a vereadora Sueli Guerra, Neudi Mosconi ilegitimamente faz parte da Frente Parlamentar de Saúde. Para ela, o vereador não foi designado pela Casa e não respeitou o artigo 11 que aborda o respeito das decisões legitimas dos órgãos da Câmara. “O presidente elaborou um ofício designando cinco vereadores”.
Abandono
Fotos foram apresentadas pelo vereador, Rogério Massing, mostrando o abandono de um espaço público degradado e ocupado irregularmente, entre as Vilas Paulista e Operária e o Centro, nas proximidades da rua Piratini. “O local está abandonado e ocupado por pessoa não autorizada e em situação degradante. Os moradores manifestaram publicamente diversas vezes no intuito de que sejam adotadas medidas de limpeza, reintegração de posse por parte do Município do imóvel e elaboração de investimentos para uma futura utilização social, mas nada foi feito”.
Abandono I
Massing solicita que uma ação emergencial seja executada para sanar tal problemática socioambiental. “Os moradores coletaram assinaturas solicitando melhorias no local. A que melhor caberia numa futura reutilização do mencionado imóvel, optando pela instalação de um centro de educação infantil (CMEI), com possibilidade de espaço também para abrigar, como sede, a refundação da associação de moradores da localidade”.
Abandono II
Massing disse que está preocupado com a saúde dos moradores, pois o local é propício para a proliferação do mosquito da dengue. Ele afirma que a situação também pode gerar outros transtornos.
Redutor
O vereador, Rogério Massing, indica a realização de estudos da viabilidade para a instalação de redutor de velocidade, com elevação máxima em paver, no cruzamento da rua Dom Pedro II com a Bento Munhoz da Rocha Neto. “A grande quantidade de veículos que utilizam as mencionadas vias, e a alta velocidade desenvolvida por inconsequentes condutores, tem causado transtorno, insegurança, congestionamento e inúmeros acidentes”.
Dejetos
O vereador, Reinaldo Rocha, solicita providências sobre a destinação de dejetos de suínos nos Rios Toledo, Marreco e São Francisco. Ele informa que há cerca de três meses um morador protocolou uma denúncia afirmando ter encontro centenas de peixes mortos no Rio São Francisco, na região de Nova Concórdia. Rocha lembra que no início deste mês parte da cidade de Toledo sofreu com o desabastecimento de água, porque segundo os técnicos da Sanepar foram encontrados resíduos de dejetos de suínos nas amostras em laboratório.
Dejetos I
Reinaldo Rocha disse que está preocupado quanto à maneira com que a fiscalização esta sendo feita pelos órgãos responsáveis. Para ele, é impossível não detectar a origem dos dejetos que são dispensados nos rios Toledo e Marreco que desaguam no Rio São Francisco. “É inadmissível que Toledo, Município que é referencia nacional em qualidade de vida, tenha pessoas sendo prejudicadas com a qualidade da água em decorrência desse ato criminoso, que traz prejuízo financeiro, e principalmente, à saúde dos moradores do nosso município”.
Dejetos II
O vereador disse que a população já denunciou a situação no Instituto Ambiental do Paraná (IAP), mas até agora nenhuma atitude foi tomada. Ele informa que um cidadão lança no rio Santa Quitéria dejetos de aproximadamente sete mil suínos.
Na sessão ainda rolou:
De Ademar Dorfschmidt para Neudi Mosconi: “Prova que as atitudes deste vereador não casa com a prática do seu partido”. Mosconi pertence ao partido do vice-prefeito, Adelar Holsbach ‘Pelanka’.
Luís Fritzen: “É muito mais honroso o relator pedir a retirada do parecer do que votar contrário a ele”.
De Rogério Massing para Neudi Mosconi: “Então quer dizer que o senhor está fazendo a coisa certa e nós estamos contra o povo. O senhor crítica a inteligência dos integrantes do seu Bloco...Vamos tomar cuidado em somente um vereador ser o dono da verdade nesta Casa. Isto significa que os outros 18 estão errados?”.
Ademar Dorfschmidt: “Judas também era sensível, mas sensível pelas 30 moedas de prata”.
Ademar Dorfschmidt: “O castelo estava sendo construindo, mas em cima de um monte de areia que agora está desabando”.