Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

SAA entrega solicitação a ministro de Pesca e Aquicultura

A equipe entrega a solicitação de intervenção para viabilizar aquisição de máquinas para o desenvolvimento da piscicultura em Toledo.

23/04/2013 - 21:24


Em 27 de março foi aprovada na Câmara Municipal a Lei “R” n°12 que institui o Programa Municipal de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Aquicultura Familiar de Toledo. A nova lei possibilita a que o município tenha acesso à inscrição no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (SICONV) para aquisição de máquina trator de esteira e escavadeira hidráulica para a realização de serviços de construção, manutenção e recuperação de tanques escavados (açudes) em imóveis rurais.
Durante a quinta-feira, o ministro está em agenda no norte pioneiro do estado do Paraná, passando pelos municípios de Pinhalão, Santo Antônio da Platina, Ribeirão Claro e Cornélio Procópio. Em Santo Antônio da Platina, Crivella visita a Escola Agrícola da cidade, onde tem agenda com a equipe técnica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo. Na ocasião, as representantes da SAA, a diretora de Desenvolvimento Agropecuário, Geni Hunhoff, e a responsável técnica pela piscicultura do município, Daiany Macagnan, entregam a solicitação de intervenção para viabilizar aquisição de máquinas. A proposta encontra-se devidamente cadastrada no Portal dos Convênios SICONV e a entrega visa apenas dar maior sustentação na aprovação do recurso.
Segundo o secretário de Agropecuária e Abastecimento, José Augusto de Souza, Toledo tem grande destaque na piscicultura nacional. “O município é referência em produção de peixes em tanques escavados desde a década de 80, portanto é fundamental a ampliação da criação de peixes para que a capacidade de abate instalada possa crescer e dar sustentabilidade necessária aos produtores. Por isso, a importância da aquisição destes equipamentos”.
O secretário destaca que o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), juntamente com a prefeitura realizam o trabalho de assistência técnica aos produtores. “A prefeitura de Toledo desde a fundação da Associação Toledana de Aquicultores (ATOAQUI), em 1996, é parceira na implantação, desenvolvimento e na assistência técnica”.

Parceria Unioeste e prefeitura de Toledo
Na quinta-feira (25), a equipe técnica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo, apresenta o projeto “Pólo Multiplicador de Produtos Processados de Pescado para a Alimentação Escolar” ao ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella. Todo o trabalho desenvolvido pela universidade tem a parceria da prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edemar Rockenbach, o município está disponibilizando área no Parque Industrial Tecnoparque para que seja criada uma unidade piloto da piscicultura em Toledo. “Estamos dispostos a investir em infraestrutura para implantação de projetos que visem a melhora da piscicultura no município”.

Rokenbach salienta a importância do encontro com o ministro. “É muito importante demonstrarmos o potencial que já existe em Toledo e o potencial de expansão que temos. A Lei que institui o Programa Municipal de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Aquicultura Familiar de Toledo vem de encontro com as nossas demandas. O incentivo do município para essa expansão é muito relevante”.

Produção de Tilápia
Atualmente, a criação de tilápia é o carro chefe da piscicultura toledana. De acordo com a responsável técnica pela piscicultura da SMAA, Dayani Macagnan, foram realizados estudos que apontam que a aquicultura do Brasil deve dobrar no prazo de dez anos e Toledo pode ser destaque neste desenvolvimento. “Toledo é polo de produção de peixes em tanques escavados e a tilápia tem sido o propulsor dessa produção. Para tanto é necessário fortalecer as ações para agregação de valor em toda a cadeia produtiva da piscicultura”.

Da Assessoria - Toledo

Anuncio gene 2