1144x150 %284%29

GERAL

Grupo discute ações para reduzir violência na cidade e no trânsito

Toledo vai contar com uma série de ações visando reduzir a criminalidade e os riscos de vulnerabilidade dos jovens. As propostas foram discutidas na terça-feira (15), na sala de reuniões do gabinete, em reunião do Grupo Gestor Integrado do Pronasci. Comandado pelo prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, e formado por representantes de todos os setores ligados à segurança, como Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Segurança e Trânsito, Ministério Público, além das secretarias de Assistência Social, Educação e de Esportes e Lazer, o órgão busca discutir ações e acompanhar o andamento de projetos com recursos do Pronasci.

15/02/2011 - 15:24


Entre as ações discutidas durante a reunião estão o Projeto de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável (Protejo), que vai atender em Toledo 100 jovens na faixa etária dos 15 aos 25 anos, com o fornecimento de uma bolsa mensal de R$ 100 e acompanhamento, com profissionais especializados para orientação, cursos profissionalizantes, atividades esportivas, culturais e reforço escolar. Os recursos para a implantação do programa em Toledo já foram assegurados e as inscrições estão abertas até o dia 28 de fevereiro, nos Centros de Referência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS). Foi feita uma explanação do funcionamento do projeto em Toledo, segundo normas definidas pelo Ministério da Justiça, e o andamento dos trabalhos para a contratação de pessoal e compra de materiais necessários visando o início das atividades. O município deverá fazer um processo licitatório para a compra de equipamentos e para a contratação de uma equipe que fornecerá os profissionais necessários para o acompanhamento dos jovens, incluindo médico, psicólogo, pedagogo, advogado, professor de Letras e Matemática para reforço, de artes, administração, informática, dança, teatro, educação física, entre outros.
O programa deverá funcionar em local fixo, no período da tarde, de segunda a sexta-feira, com quatro horas diárias de atividades. Uma das preocupações manifestadas foi com relação a evasão e a dificuldade de trabalhar com esta clientela, especialmente por tratarem-se de jovens em risco de vulnerabilidade social. Em função disso foi definida a necessidade de ações conjuntas com o Judiciário e Ministério Público, visando a freqüência obrigatória como medida sócio-educativa. O projeto deverá funcionar no Centro da Juventude da Avenida Maripá, onde também será instalado uma unidade do projeto Telecentro.br, também do Ministério da Justiça, com 26 computadores. No local os jovens integrantes do projeto vão ter cursos de informática, entre outras atividades nesta área.
Durante a reunião também foram avaliados os números referentes a criminalidade e acidentes de trânsito em Toledo e apontado a necessidade de ações mais enérgicas e conjuntas para coibir abusos. Entre os problemas apontados destacou-se o grande número de menores consumindo bebidas alcoólicas e o excesso de velocidade no trânsito. Por conta disso deverão ser intensificadas algumas ações conjuntas, como blitzes no trânsito, abordagem em postos de combustíveis e outros locais para evitar o consumo de bebidas alcoólicas por menores e envolvimento do Conselho Tutelar no processo. O grupo também vai encaminhar ao governo do estado ofício endossando a proposta de criação de um Gabinete de Gestão Integrada, com sede em Foz do Iguaçu, para atendimento da região, visando reduzir os índices de criminalidade nos municípios da fronteira e próximos.
Em Toledo deverá ser mantido o fechamento das principais ruas de acesso interno ao Parque Ecológico Diva Paim Barth, pelo reflexo positivo na redução do consumo de bebidas alcoólicas no local nos finais de semana, e reforçada a fiscalização no trânsito, com a implantação de dois novos radares fixos, um na Parigot de Souza e outro na Avenida Ministro Cirne Lima, e de câmeras de segurança na Rua Primeiro de Maio, na Vila Pioneiro.
Também foi solicitada a permanência no município de um número maior de policiais entre os que estão participando em Toledo de curso de formação, visando reforçar o efetivo, e a transferência da sede da Cia da Política Militar, locada junto ao 19º Batalhão, no Jardim Gisele, para o Jardim Coopagro. A proposta voltou a ser discutida, diante do crescimento do bairro e alto índice de infrações naquela região.
Outra proposta aprovada pelo Grupo Gestor Integrado foi a adesão a um projeto de habitação do Ministério da Justiça, que favorece a construção da casa própria com juros menores e prazos facilitados através da Caixa Econômica Federal para profissionais que atuam na área de segurança pública.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29