Nesta quarta-feira (24), em uma reunião com o prefeito Beto Lunitti, secretários municipais e assessores, foi encerrada a visita da comitiva formada pelos empresários canadenses da Vacci-Vet Incorporation, Antoine Khoury e Marc Dallaire, pelo responsável pela Comunicação do Parque Tecnológico de Saint-Hyacinthe, Donovan St-Hilaire, pelo assessor de Relações Internacionais da Fomento Paraná, Domingos Portilho Filho, e pelo consultor Mário Bracht.
De acordo com Mário Bracht, que acompanhou os empresários, a Vacci-Vet é uma empresa do ramo de vacinas, situada em Saint-Hyacinthe, Quebec, Canadá, e os seus representantes vieram a Toledo com o objetivo de conhecer a região e realizar estudos sobre a possibilidade de investimentos na cidade. Bracht comenta que a intenção em formular um roteiro, que percorreu propriedades rurais, associações de produtores de suínos e instituições governamentais, era mostrar aos canadenses as potencialidades do oeste paranaense. “Nossa ideia é motivá-los a investir em Toledo e desenvolver tecnologias voltadas à região”.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edemar Rockenbach, este primeiro encontro foi muito proveitoso. “Os canadenses passaram dois dias visitando propriedades, perceberam a força da suinocultura e avicultura toledana e regional e nos deram sinais de que podem ocorrer investimentos em nossa cidade”. Edemar reforça que este tipo de ação será incentivado pela administração municipal por se enquadrar nos projetos de crescimento e criação de novas matrizes econômicas incentivados pela atual gestão. Além de Edemar, os secretários municipais de Agropecuária e Abastecimento, José Augusto de Souza, de Meio Ambiente, Leoclides Bisognin, de Comunicação Social, Jair Scarpato, e Planejamento Estratégico, Jadyr Donin, e o assessor de Captação de Recursos e Relações Institucionais, Luiz Carlos Balcewicz, estiveram presentes na reunião que encerrou a visita.
Esta fase inicial de conversas, para o prefeito toledano Beto Lunitti, já faz parte de um novo momento econômico em Toledo, onde a busca pelo desenvolvimento tecnológico foi colocado como uma das principais metas para o crescimento. “Devemos olhar as novas vertentes e nos adiantarmos”. Beto lembra que os empresários que estão em Toledo são produtores de vacinas, que em vários casos, são importadas. “Vamos parar de buscar fora e incentivá-los a produzir aqui. Isso vai gerar emprego e renda para os toledanos”, frisou. Beto ainda lembrou que Toledo hoje é um pólo universitário e esta qualidade precisa ser mais bem explorada. “Queremos novas tecnologias. Existem muitas teses de mestrado e doutorado engavetadas e encaixotadas dentro das universidades. Isto tem que aflorar”.
Saint-Hyacinthe
Segundo informações repassadas por Donovan St-Hilaire, a cidade de Saint-Hyacinthe, localizada no Estado de Quebec, leste do Canadá, tem 55 mil habitantes e possui características muito parecidas com as encontradas em Toledo, uma delas, a economia baseada no agronegócio. Donovan também lembra que esta semelhança na produção agropecuária entre os dois municípios, a receptividade e abertura política dos gestores toledanos durante a visita fortalecerão a troca de informações entre as duas cidades consideradas pólos no desenvolvimento de tecnologias para suinocultura e avicultura.
Da Assessoria - Toledo