Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

EDUCAÇÃO

Beto autoriza licitação para reforma de escola inaugurada em 2005

Há aproximadamente dois anos, o saguão e as salas de aula começaram a sofrer alagamentos e infiltrações devido aos problemas apresentados pelo telhado.

25/04/2013 - 16:32


O prefeito Beto Lunitti cumpriu uma importante agenda nesta quinta-feira (25). O administrador municipal, acompanhado dos secretários de Habitação e Urbanismo, Igor Colla Januário, de Comunicação Social, Jair Scarpato, e da Educação, Tania Elisete de Grandi, e a vereadora Sueli Guerra, visitaram a Escola Municipal Shirley Lorandi, no Centro. Na ocasião, Beto assinou a autorização para o início do processo licitatório para a troca total do telhado da instituição. O evento foi prestigiado pela diretora da escola, Margarete Pavan, professoras e representantes da comunidade escolar.
Margarete relata que, há aproximadamente dois anos, o saguão e as salas de aula começaram a sofrer alagamentos e infiltrações devido aos problemas apresentados pelo telhado.  “Nos dias de chuva as crianças precisavam ser realocadas e, como o problema é geral, tínhamos dificuldades para abrigá-las”. A diretora ainda relata que as quedas, devido ao piso úmido, ocorrem com freqüência. “Professores e alunos já se acidentaram aqui dentro do espaço escolar”. A Escola Municipal Shirley Lorandi foi inaugurada em setembro de 2005.
A secretária da Educação, Tania de Grandi, enaltece o esforço de toda a equipe pedagógica para contornar os problemas e manter a qualidade da educação ofertada aos alunos da instituição municipal. “Vocês que estão em sala ou coordenando a aprendizagem destas crianças, merecem uma escola que ofereça as condições mínimas”. Tania lembra que a Secretaria Municipal de Educação (SMED) esta atenta a todos os problemas enfrentados pelos profissionais da educação municipal e agradeceu ao apoio da comunidade escolar.
O secretário Igor Januário, responsável pela manutenção dos prédios públicos, lembra que as telhas usadas no local não foram devidamente estudadas. “É um tipo de telhado não indicado para o nosso clima e esta característica causou a deformação do material utilizado para a cobertura da Shirley Lorandi”. Todo o processo, desde a licitação até a substituição da atual cobertura, deve durar entre três e quatro meses. Igor reforça que a prefeitura irá proceder a uma série de reformas e adaptações nas 36 escolas municipais e 22 centros municipais de educação infantil para ajustá-las as normas de segurança vigentes. “O governo assumiu o compromisso de solucionar problemas que ficaram de herança da gestão anterior como, por exemplo, os Termos de Ajustamento de Conduta (TAC´s) firmados em 2010, 2011 e 2012 para adequação nas estruturas de Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil e que não estavam previstos no orçamento deste ano, além da execução de obras para garantir segurança e cumprimento nas normas de combate a incêndios. Serão aproximadamente R$ 5 milhões de reais em investimentos”. Ele informa que as obras estão previstas no Plano Plurianual 2014-1017 fechado nesta semana pelo governo e que será encaminhado à Câmara Municipal na próxima semana.
Todos os recursos aplicados serão para melhorar as condições das crianças e professores que frequentam diariamente as estruturas educacionais do município. Para o prefeito Beto, este é o papel do gestor público. “Minha obrigação enquanto administrador deste município é oferecer espaços adequados para uma boa oferta dos serviços que a prefeitura disponibiliza como a educação”. Beto lembra que sua maior preocupação é para com o bem estar dos cidadãos. “Vamos atender o munícipe na minha gestão. É mais difícil ouvir a coletividade. Seria mais simples promover as obras e as ações da forma como imagino. Entretanto, o que penso ser o melhor na minha visão, pode não satisfazer os anseios dos usuários”.
Ao final, o prefeito convidou os professores e pais presentes a participarem das atividades do Programa Catequese da Cidadania, que envolve a Agenda do Prefeito com a Comunidade, a Agenda Setorial e os encontros do Orçamento Participativo (OP). “São momentos democráticos onde todos são ouvidos e tem a oportunidade de expor suas ideias”. Beto agradeceu a todos os servidores municipais por contribuírem, de forma significativa, para tornar a cidade de Toledo cada vez melhor.

Da Assessoria - Toledo

Anuncio gene 2