Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

SAS não atende as necessidades da categoria

Estado está analisando nova proposta dos educadores há mais de 40 dias.

25/04/2013 - 17:17


A mobilização dos professores marca o Dia do Funeral do Sistema de Assistência à Saúde (SAS). Os educadores afirmam que o Sistema não atende a categoria. O Funeral representa simbolicamente que o plano de saúde está falido. Em Toledo, os professores encontram dificuldades para agendar os exames, porque a instituição credenciada ao atendimento SAS não cobre algumas especialidades.

Outra reivindicação dos educadores está relacionada a perícia médica. A coordenadora da Comissão Diretiva da APP – Toledo, Marissa Eger, explica que o Município de Cascavel é responsável pelo atendimento dos professores de Toledo e região. Ela afirma que a maioria das vezes que um professor da educação precisa se afastar do trabalho é para tratamento de saúde. “A perícia entrega apenas 30 fichas por dia e diversos profissionais retornam várias vezes a Cascavel para conseguir realizar a perícia. Por conta disso gostaríamos que houvesse uma descentralização do atendimento e que Toledo passasse a oferecer este serviço”.
Marissa acrescenta que as principais doenças que acometem a profissão são as psicológicas, como stress, ansiedade e depressão. “Infelizmente, os professores não são atendidos pelo SAS, pois o Sistema não oferece atendimento com psicólogos ou psiquiatras. Com isso, os professores tem seus problemas agravados pela falta de atendimento e muitos se obrigam a buscar o atendimento particular, pois no SUS faltam muitos profissionais”.
Segundo a educadora, o Estado tem conhecimento desta demanda. Inclusive, a APP entregou nova proposta para o plano de saúde. “Os professores gostariam que o plano funcionasse semelhante ao IP. Nele, apesar dos educadores serem co-participantes apresentava bons resultados, pois era possível escolher o profissional que iria atendê-la e pagava uma parte do valor da consulta. Infelizmente, ele foi excluído há 15 anos, por algo que parecia ser melhor, mas não trouxe resultados”.
Estado
A imprensa do Estado informou que um grupo de trabalho – composto por representantes do Governo e das Entidades Sindicais dos Servidores Estaduais do Paraná – será formado para avançar na implantação de um novo modelo de plano de saúde. O grupo será instituído por decreto. Para elaborar a nova proposta de atenção à saúde, o grupo vai se reunir semanalmente. O primeiro encontro foi agendado para 2 de maio, no Palácio Iguaçu.

Anuncio gene 2