A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) firmou convênio com a Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos de Toledo (APADA) para oferecer atendimento esportivo para as crianças da entidade. As atividades iniciaram na última quinta-feira (25).
Visando a inclusão social no desenvolvimento educacional, serão ofertadas aos alunos as modalidades de judô, tênis de mesa e natação. Os 16 alunos da APADA participarão de todas as modalidades, mas sempre de acordo com os limites individuais de cada um. Nesta quinta-feira iniciaram as aulas de judô, no Centro Olímpico Arnoldo Bohnen, no Jardim Santa Maria, que também sediará as aulas de tênis de mesa. A natação será realizada no Complexo Esportivo Euzébio Garcia, na Vila Pioneira.
As aulas vão acontecer três vezes por semana, possivelmente nas segundas, quintas e sextas-feiras. O objetivo é atender todas as crianças da APADA e para isso a SMEL disponibilizou quatro profissionais de educação física. Durante as atividades, a Associação manterá um intérprete para melhor atender as crianças. O transporte também será realizado por conta da entidade.
Conforme a secretária de Esporte e Lazer, Marli Gonçalves Costa, essa é uma antiga necessidade da entidade e é dever do governo. “O convênio deve atender a uma necessidade que até então, a APADA tinha muita dificuldade de realizar. O papel do governo e da SMEL é oferecer a comunidade o acesso ao esporte e lazer”. Marli ressaltou ainda a importância de estar expandindo o atendimento da SMEL para pessoas com necessidades especiais. “O esporte tem que estar disponível para todas as pessoas. Esse convênio amplia nosso atendimento também a estas crianças que, apesar de terem uma necessidade especial, devem ser atendidas como todos os cidadãos”.
Para a diretora da APADA, Denise Debus de Melo, a parceria será muito positiva para a entidade. “Por se tratar de poucas crianças e com determinados limites, tinhamos muita dificuldade em realizar esse tipo de atendimento”. As modalidades disponibilizadas atendem as necessidades dos alunos, segundo Denise. “Todas são práticas esportivas individuais, que permitem que cada criança possa se desenvolver e mostrar seu potencial, sem a competitividade dos esportes coletivos”. A diretora também salientou a expectativa pela expansão do convênio. “Queremos ampliá-lo cada vez mais, sempre de acordo com a necessidade das nossas crianças”, finalizou.
Formalização do Convênio
O convênio entre a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) e a Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos de Toledo (APADA), será formalizado na sexta-feira (03). O evento acontecerá no Auditório Acary de Oliveira, na prefeitura, às 19h. Na ocasião estará presente o prefeito Beto Lunitti, representantes da SMEL e da APADA, assim como todas as crianças atendidas por meio da ação.
Da Assessoria - Toledo