Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Município será reconhecido como um polo de desenvolvimento e transformação das riquezas da agricultura, afirma Beto Lunitti

Para isso, o Município de Toledo é parceiro dos produtores rurais.

26/04/2013 - 13:59


Mais dois trechos de pavimentação rural serão realizados no interior. Os contemplados são os moradores de novo Sarandi. A obra será executada nos trechos OT 302 e OT-302 A (entre a rodovia PR-239 e OT-302). Os contratos foram assinados na noite de quinta-feira, dia 25 de abril. 

O superintendente da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural (EMDUR), Ascânio Butzke, explica que assim que os produtores realizarem a colheita, alguns metros da estrada nos dois trechos serão adequados antes de iniciar a obra. “Isto causará um custo maior, o qual não está sendo cobrado pelo Município. Precisamos fazer isso para entregarmos uma obra de boa qualidade e que seja duradoura”. Butzke destaca que se durante as readequações encontrarem problemas de divisas, o Município não entra neste mérito. “A obra será paralisada até haver o entendimento na comunidade”.
O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, relata que o objetivo principal deste governo é fazer com que o Município seja reconhecido como um polo de desenvolvimento e transformação das riquezas da agricultura. Ele informa aos participantes da assinatura que nesta semana dialogou com representantes de uma empresa do Canadá. “Ela quer investir na cidade. Neste primeiro momento importando vacinas para Toledo”.
Segundo Beto Lunitti, as propostas centrais de governo são saúde, educação e assistência social. Por sua vez, investir no interior é uma das ações elencadas no item de desenvolvimento econômico de Toledo. “Sinalizar ao produtor rural de que este governo tem personalidade e características de apoio aqueles que querem fazer mais e melhor para o Município. O asfaltamento rural é uma potencialidade deste Governo e assina 25,7 km de asfalto rural. O governo entende que a economia cresce em decorrência do setor que mais responde a vida alheia”.
O prefeito reconhece que o asfaltamento rural iniciou há 20 anos em Ouro Preto, Linha Tapuí, Boa Vista, entre outros durante o Governo do Corazza Neto com Ascâni Butze. “Depois, não tenho receio de afirmar que os demais prefeitos potencializaram esta questão e queremos avançar, mas sob o aspecto da qualidade da obra. Passamos de oito centímetros de espessura para doze, pois entendemos que quando se investe em dinheiro público devemos investir com qualidade para depois de alguns meses não precisarmos gastar recursos naquilo que não foi executado”.
Beto Lunitti comenta que após o encerramento dos resultados das eleições fez um pacto com o Pelanka de que irão governar para os 123 mil habitantes. “Não estamos olhando para cores partidárias. Mas, naturalmente, estamos agradecendo aos que estiveram conosco. Neste momento, o nosso papel é fazer com que todos gostem do nosso jeito de governar, entendam que temos vontade de acertar e estamos produzindo bons resultados”.
O administrador relata que estes quase 120 dias foram de muito trabalho e avanços em diversas áreas. “Estamos reorganizando a saúde, porque assumimos o governo com a segunda pior saúde do Estado. Investimos R$ 500 mil em cirurgias eletivas e estamos dispondo 546 mil para o Consórcio de Saúde. Também estamos investindo em saúde preventiva. Um governo que tem coragem de promover audiências públicas do Transporte Coletivo após 42 anos uma empresa dominar este setor e trazer a discussão a comunidade para que nos oriente se devemos manter o contrato de concessão ou não, o qual vencerá em setembro”.
O prefeito, Beto Lunitti, afirma que pretende corrigir problemas carregados pelo Município, como alguns servidores ainda ganham menos de um salário mínimo. Ele e a equipe decidiram que neste governo nenhum servidor irá receber menos de um salário mínimo. Por isso, o Executivo encaminhou a Casa de Leis, os projetos 83 e 84 que autorizam a: conceder abono piso mínimo a servidores públicos municipais e dispõe sobre o valor dos salários referentes aos empregos públicos de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias. Os salários ficam fixados em R$ 850, respectivamente.
Outro fator destacado por Beto Lunitti é que somente dois advogados recebiam os honorários de sucumbência. “Nenhum prefeito tinha coragem de mexer. A nossa determinação é ‘tirar tudo da gaveta e arrumar a casa. O projeto com as alterações dos honorários ainda será discutida pelos vereadores’”.
O prefeito ainda encaminhou aos vereadores alterações no Fundo de Aposentadoria dos Servidores. “Antes, ninguém tinha coragem de promover estas mudanças. São três questões fundamentais e estruturantes. Estamos avançando, porque estamos fazendo um governo que não é movido pelo aspecto político, mas fazendo um governo que tem personalidade, age de forma administrativa e tem o tempero político. Nós estamos tirando das ‘gavetas’ 1,6 mil processos do Procon que estavam guardados desde de 2005 a 2012. Quem deve tem que pagar. Por que o Município tem que pagar as suas contas e quem deve para o Município não precisa?”.
O gestor afirma que as contribuições de melhorias estavam engavetadas desde 2011 serão cobradas. “O Município terá que fazer novas escolas, saúde de qualidade. No gabinete do Beto e Pelanka entra todo mundo, porém atendemos de uma forma séria e objetiva, sob o aspecto do avanço e de uma proposta consistente”.
O prefeito acrescenta que também não pode aceitar que a cidade esteja somente em primeiro lugar na produção do Valor Bruto de Produção (VBP) do Estado ou no Valor Agropecuário. “Nós precisamos que Toledo mantenha este aspecto, mas também seja referência em geração de tecnologia nesta área. Nós precisamos atrair a nossa crítica do agronegócio para Toledo. Por que quando os programas de televisão informam as cotações de diversos setores, mas não do suíno ou do leite? O Município precisa discutir este assunto, pois tem potencialidade, agente político e, principalmente, força”.
Beto Lunitti conclui que este governo é democrático e busca o diálogo com os munícipes. “As vezes, tenho o sentimento de o quanto é difícil ser prefeito, mas se valoriza em ações como a que realizamos no Programa de Esporte, no qual todas as comunidades estão sendo atendidas, inclusive aquelas que nunca foram antes, como os estudantes da APADA. Vi em um tatame a importância de um prefeito”.
O gestor pondera que pretende acertar em todas as suas ações, mas considera isto impossível. “Quando errarmos, teremos a humildade de reconhecer o erro e retroagir. Estamos de ouvidos abertos a críticas, principalmente, as que veem com algumas sugestões. Evidentemente, que as críticas ácidas que buscam a nossa desconstrução infelizmente quem o faz não é ouvida por mim. Nós temos muito a trabalhar e produzir por esta terra”.
Beto Lunitti disse que as pessoas que desejam conversar com o prefeito individualmente estão sendo atendidas. Nas terças-feiras, das 17h às 20h, é realizada a Agenda Pública, sendo uma na prefeitura e outra na comunidade.
União
O vice-prefeito, Ademar Holsbach ‘Pelanka’, afirma que para mostrar competência é preciso ter a oportunidade. “A prioridade deste governo é desenvolver ações de incentivo ao produtor rural, pois reconhecemos quem trabalha e de onde vem a riqueza para que o Município seja melhor”.
Representando o Poder Legislativo, o líder de governo, Ademar Dorsfschmidt, disse que é um momento de alegria participar desta ação. “É uma forma de retribuir o que a comunidade aprovou nas urnas. No ano passado, enquanto oposição a gestão anterior éramos criticados e muitos afirmaram que este Programa seria encerrado. Nós iremos aperfeiçoa-lo. O Legislativo oferecerá sustentação a estas ações, pois queremos fazer um Toledo melhor a todos”.
A administradora distritral de Novo Sarandi, Silvia Groto, conta que o desejo de pavimentar os trechos é uma luta antiga da comunidade. “A assinatura é um marco histórico para os moradores, pois ela representa a vitória de um grupo unido que buscou um bem-estar. O asfalto valoriza a comunidade, oferece qualidade de vida aos moradores e fortalece a agricultura no campo. São estes incentivos que trazem resultados positivos”.
Silvia afirma que pretende desenvolver um trabalho que faça do distrito um local pujante agrícola. “Parabéns a todos pelo empenho”.
Para o superintendente da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural (EMDUR), Ascânio Butzke, é uma satisfação trazer boas informações a comunidade. “Entendemos que a estrada é uma forma de desenvolvimento, trazer segurança, bem-estar e satisfação para a comunidade. Por isso que este governo está investindo na pavimentação rural. Queremos oferecer um serviço de qualidade, para que após a conclusão os moradores tenham orgulho de dizer que residem nesta localidade”.

Anuncio gene 2