Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Acit não é apenas uma entidade de classe. É também um agente político, diz prefeito

Acit desenvolve ações para auxiliar a população de Toledo

28/04/2013 - 16:40


A diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) há mais de 40 anos tem firmado parcerias com o poder público e entidades privadas para auxiliar e buscar melhorias nas demandas do Município, como telefonia, EstaR, saúde, educação, transporte público, eleições unificadas entre outras.

O prefeito, Beto Lunitti, lembra que as diretorias da Acit atenderam ao pedido do Município, ao serem conclamadas para auxiliar no combate a dengue. “Em uma política acertada evitamos que se instalasse uma epidemia de dengue no município”.
Beto Lunitti informa que outras parcerias com foco na cidadania e no crescimento de Toledo serão firmadas com a Acit. “Entre elas, o compromisso na emissão das notas fiscais, pois as receitas oriundas desta fonte contribuem para termos saúde, educação, cultura e esporte”.
Ele também solicita que uma mobilização entre poder público e iniciativa privada busque uma política fiscal mais justa. “Bem como um novo pacto federativo. Não é justo, que os municípios arquem com grandes responsabilidades e fiquem com o menor pedaço do bolo fiscal. O sucesso de uma sociedade é resultado do esforço de todos. Quero uma indústria competitiva, quero um comércio forte e prestadores de serviços qualificados”.
Parcerias
Algumas ações realizadas em parcerias com outras entidades citadas pelo presidente da Acit, Edson Carollo, são as eleições unificadas. Segundo ele, a Associação entende que é importante a unificação das eleições, porque há uma economia financeira neste processo. Prefeitos, governadores e presidentes conseguem dinamizar os projetos de uma forma bem mais prática e conseguem realizações melhores, pois a cada dois anos o país para as eleições ou para estaduais e federal. Há um desencontro de planejamento de um governo e outro”.
Supermercados: o setor está ainda discutindo e a Acit não tem uma opinião concreta sobre isso, contudo, a Acit tem a posição de que não existe desenvolvimento econômico ou social trabalhando menos.
Outro fator destacado por Carollo é a ampliação da telefonia na cidade. “Um estudo está sendo realizado pela Câmara Municipal, onde as empresas pediram para que algumas modificações fossem realizadas na Lei Municipal. Está tramitando um novo projeto que contemplará este benefício. Serão eliminadas algumas exigências para a instalação de novas antenas em Toledo”.
Com relação a saúde, Carollo informa que a Acit pode auxilia na estruturação de ações regionais. “Não podemos no preocupar somente com a saúde de Toledo, mas da regional, pois na medida em que as pessoas de outros municípios não tenham necessidade de vir à Toledo. Com isso, teremos a disponibilidade de mais vagas na cidade e evitaremos o deslocamento e será realizado um atendimento mais rápido ao cidadão. A saúde deve ser incentivada a cada cidade. A saúde preventiva é a forma mais fácil de proporcionar a qualidade de vida e a forma mais curta e menos sofrida do corpo”.
Sobre o EstaR, o diálogo entre a Acit e o Município tem avançado. “Há um estudo de duas ou três formatações para regulamentar ou fiscalizar o EstaR. Foram realizadas audiências e o processo está avançando”.

Anuncio gene 2