Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

Tupãssi será primeiro município do Brasil a receber novo projeto da Agricultura de Precisão

Secretário de Agricultura do Paraná assina convênio nessa terça-feira (30) e libera os recursos para desenvolvimento da proposta.

29/04/2013 - 15:27


Tupãssi vai receber um projeto pioneiro para o desenvolvimento da Agricultura de Precisão. Trata-se de uma nova proposta que vai beneficiar mais de 800 produtores do município, desenvolvida pela Administração Municipal e Governo do Estado. O Secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, assina nessa terça-feira (30) o convênio para liberar 400 mil reais e garantir a execução.
A ideia é utilizar a tecnologia da informação para o levantamento de dados sobre a variabilidade de solo e clima. A partir dos dados obtidos, é possível implantar um processo de automação agrícola e orientar os produtores no uso de fertilizantes, entre outros produtos para o campo. Ou seja, o objetivo principal é estabelecer as condições ideais para o desenvolvimento da agricultura. Atualmente a técnica é utilizada somente por grandes agricultores da região. Com ela, será possível reduzir os custos e aumentar a produtividade, sem agredir o meio ambiente.
O prefeito de Tupãssi, José Carlos Mariussi (Cal), trouxe a ideia de uma viagem oficial feita aos Estados Unidos. “Fiz questão de conhecer os métodos já avançados que são utilizados na Agricultura de Precisão nos EUA e pude trazer o projeto para que ele possa ser desenvolvido também aqui. Tudo foi feito com apoio do Governo, por meio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater)”, explica.
A assinatura do convênio ocorre nessa terça-feira às 15h30 no auditório do Centro Cultural de Tupãssi. O evento terá a presença do prefeito Cal, Secretário de Agricultura do Paraná, vereadores, entre outras autoridades. Após a liberação dos recursos, o projeto deve começar a ser desenvolvido dentro de 90 dias.

Da Assessoria

Anuncio gene 2