O prefeito Beto Lunitti recebeu a comitiva por intermédio do vereador Reinaldo Rocha que fez uma indicação na Câmara Municipal para realizar um plano de mídia para a divulgação correta dos números dos domicílios, para facilitar a entrega das correspondências pelos Correios.
De acordo com o vereador Reinaldo Rocha, a ideia é orientar a população quanto a obrigatoriedade da mudança na numeração das edificações, pois muitas correspondências não estão sendo entregues aos destinatários. Segundo Muller, a justificativa é que os carteiros estão amparados pela Portaria 567/2011 que dispõe sobre a entrega de objetos dos serviços postais.
Segundo a gerente de distribuição do CDC, Kellyn Lima, em 2012 cerca de 20% das correspondências foram devolvidas em virtude do endereço não ser localizado pelos Correios. Conforme Kellyn após a reformulação da numeração em 2001, muitas residências ainda não adequaram à numeração correta de suas casas. “Muitos ainda permanecerem com a numeração antiga o que dificulta a localização dos endereços e gera devoluções".
De acordo com o supervisor do CDC, Daniel Muller, a Portaria 567 regulamenta a entrega de correspondências externas em domicílios seguindo algumas condições. “Uma delas é a correta indicação do endereço de entrega do objeto postal, as vias e os logradouros ofereçam condições de acesso e de segurança ao empregado postal, os imóveis apresentem numeração de forma ordenada, individualizada e única. Todas essas especificações regulam o serviço de entrega das correspondências, e caso não forem cumpridas elas são devolvidas causando transtornos”.
Os representantes dos Correios solicitaram que a prefeitura crie um mecanismo para cobrar da população que utilize a numeração correta. “Muitas casas têm afixadas duas placas de numeração o que confunde e atrapalha o serviço. É preciso unificar e estabelecer a numeração correta em todos os domicílios de Toledo”, frisa Mauri Caregnatto, gerente de atividades externas.
O supervisor do CDD, Daniel Muller, solicita ainda que a prefeitura encaminhe as informações, assim que aprovados novos loteamentos, para o encaminhamento do Código de Endereçamento Postal (CEP). “Não está acontecendo o envio dos nomes das vias públicas para o departamento nacional em Brasília para a criação do CEP. Alguns loteamentos foram criados e a informação chegou um tempo depois para os Correios, e sem o CEP as pessoas não recebem correspondências. Por isso solicitamos que a Secretaria de Planejamento nos notifique no momento em que novos loteamentos forem aprovados para providenciarmos os CEPs”. O prefeito Beto Lunitti se comprometeu em atender o pedido e deu encaminhamento a pasta responsável.
O gestor determina que as Secretarias de Comunicação e Planejamento realizem um estudo para a regularização dos domicílios que estiverem com a numeração incorreta.
O secretário de Habitação e Urbanismo, Igor Antonio Colla, sugeriu que se instale placas indicativas das ruas nos bairro contendo também a informação do CEP da rua. “Isso poderia ajudar no uso correto e também facilitar a entrega de correspondências”.
Os representante dos Correios solicitaram ainda um estudo para verificar os bairros que ainda não possuem emplacamento indicando o nome das ruas. O secretário Igor disse que o procedimento já foi encaminhando e que um estudo está em andamento para atender a demanda reprimida.
Da Assessoria - Toledo