Entre as ações, está a realização de Blitzes Educativas em diversos pontos da cidade, além de uma encenação na quarta-feira (08), com a temática trânsito. A atividade acontece na Praça Willy Barth, durante o período da manhã. Todas as ações acontecem em parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR) e recebe o apoio do Corpo de Bombeiros e da Policia Militar (PM) de Toledo.
Segundo o coordenador de Educação para o Trânsito, Guarda Municipal Walter Silva Berto, as atividades buscam a conscientização da população, em especial dos pedestres, sobre os riscos de acidentes no trânsito. “Queremos educar os pedestres, de forma que se evitem acidentes”.
O coordenador destaca que a ‘Semana do Pedestre’ reforça a preocupação de Toledo com relação à segurança no trânsito. “Estamos sempre realizando ações que ensinam e conscientizam todos os envolvidos no trânsito, de forma que cada vez menos acidentes, ocorram em nossa cidade”.
Parceria SANEPAR
A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST), conta com a parceria da Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), para a realização de eventos e outros projetos de sensibilização no trânsito, em Toledo.
Durante as ações da ‘Semana do Pedestre’ serão entregues cerca de 10mil folders, contendo orientações sobre o uso correto das faixas de pedestres. O material é de responsabilidade da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), da Sanepar/ Toledo, e está sendo elaborado pela Secretaria de Comunicação (SECOM).
Alusivo a Campanha da ‘Semana do Pedestre’, a Sanepar fará a distribuição dos folders em todas as residências de Toledo, junto com a conta de água. Serão em média, 40mil folders entregues no município. O slogan da CIPA/ Sanepar utilizado na Campanha é ‘Ande na faixa, para não ser enfaixado!’ e contém orientações gerais sobre o uso da faixa e as obrigações e deveres dos pedestres.
Foco nas escolas
Outra ação que a Secretaria de Segurança e Trânsito prevê é o foco nas saídas de escolas, onde há um grande fluxo no trânsito, com a presença de muitos pedestres. Conforme o coordenador de Educação para o Trânsito, Walter Silva Berto, é muito importante focar a educação para o trânsito dos estudantes, pedestres. “Um pedestre educado, será automaticamente um motorista educado”.
Da Assessoria - Toledo