O representante do Investimentos Brasileiros de Energia Sustentável (InBes), Miguel Carrillo, entregou ao prefeito de Toledo, Beto Lunitti, um projeto para exploração de energia limpa, através da construção de uma nova usina hidrelétrica. A proposta apresentada por Carrilo contempla a revitalização da região do Rio São Francisco, próximo ao local onde funcionava a Usina Hidrelétrica Carlos Mathias Aloysius Becker, desativada em 1970.
Segundo Carrilo, o projeto contempla a revitalização da área das antigas comportas na ponte do Rio São Francisco e a instalação de trilhas ecológicas na região. “Nossa proposta é recuperar a área, fazer trilhas, readequar a barragem e a caixa de força, abrir para visitação de escolas e entidades interessadas e repassar uma parcela do faturamento para a prefeitura”. Ele salienta que o investimento é realizado partindo da ponte para baixo.
O prefeito, Beto Lunitti, expressou a preocupação do projeto não confrontar com o projeto da prefeitura de revitalizar e desassorear o lago da antiga usina. “Não podemos inviabilizar o projeto de resgatar esta área e construir o Parque do São Francisco previsto em nosso plano de governo”.
Para Carrilo, o empreendimento não impede o projeto a ser desenvolvido na parte de cima da ponte. “Podemos deixar tudo previsto em contrato, pois nada impede que os dois projetos sejam executados”.
O secretário de Meio Ambiente, Leoclides Bisognin, disse que a administração vai analisar o projeto que prevê, por parte da empresa, além da geração de impostos, o repasse de parte dos valores agregados com a produção de energia. “Se conseguirmos agregar os dois projetos, da usina e do parque, seria bastante interessante para ambas as partes”.
Bisognin salienta a importância histórica e turística deste projeto. “Teríamos uma nova hidrelétrica no mesmo local onde, em 1956, era produzida a energia que alimentava nossa cidade. E o novo lago poderia ter, em seu entorno, as benfeitorias e os atrativos turísticos. Isto seria fantástico”.
Segundo o prefeito, a proposta será avaliada e em até 30 dias encaminhará uma resposta a empresa sobre a possibilidade da instalação da usina hidrelétrica.
**Parque*
Um dos principais projetos - dentro do plano de governo da atual administração relacionados aos espaços de lazer e convivência - é a revitalização da região do Rio São Francisco, próximo ao local onde funcionava a Usina Hidrelétrica Carlos Mathias Aloysius Becker, desativada em 1970.
O documento, elaborado pela atual gestão, contempla a criação do “Parque da Usina”, onde estão previstas áreas para prática de esportes, inclusive náuticos, salões e quiosques para festas e reuniões de amigos e familiares.
Da Assessoria - Toledo