Na ocasião esteve presente o secretário de Habitação e Urbanismo Igor Antonio Januário Colla, o diretor de Projetos e Desenvolvimento Habitacional Matheus Ramos, o coordenador de Cadastro Habitacional Gilmar Correa Cunha, a assistente social Josieli Magnus, o representante da Construtora Cidade Bela Enio Brustolin, os representantes da Caixa Econômica Federal (CEF) Marcelo Peres e Thiago Cardoso e os moradores das quadras 54, 130 e 131 do Residencial Barcelona.
Na pauta do encontro, estavam as melhorias planejadas para o empreendimento. O primeiro ponto discutido foram os taludes construídos na rua Amélia Gasperin Longui, onde foram utilizados mais de trezentas cargas de terra, plantação de grama e serviços de drenagem e que estão sendo removidos por alguns proprietários.
Segundo o secretário de Habitação e Urbanismo, a preocupação maior é a segurança das famílias. Igor esclareceu que a retirada da terra ou qualquer mudança deve ser informada à prefeitura. “O procedimento correto é protocolar para Secretaria de Habitação e Urbanismo solicitando apoio técnico”.
Outros assuntos, como demarcação de terrenos e o muro de arrimo, também foram esclarecidos pelo secretário. “Com relação à demarcação dos terrenos, os moradores foram informados que o setor de topografia já está realizando os trabalhos, com previsão de conclusão em três dias. Já o muro de arrimo possui um responsável da construtora Cidade Bela que se responsabilizou em verificar como pode ser realizada a construção dos muros”.
Igor ainda sanou as dúvidas individualizadas de alguns moradores que solicitaram o rebaixamento das guias, ficando a secretaria de Habitação e Urbanismo responsável pela intervenção. Outro problema apontado foram os danos em algumas calçadas. “Vocês devem protocolar a situação para que se verifique se o dano deve ser reparado pela construtora que executou a obra ou pelo morador que eventualmente causou a avaria”.
Igor esclareceu a quem cabe algumas responsabilidades do residencial. “Os problemas na infraestrutura do empreendimento são de responsabilidade do município e na construção, da Construtora Cidade Bela”.
Uma moradora que esteve presente questionou o fato de não haver escola suficiente para atender a demanda de crianças do loteamento. Conforme a assistente social o problema já foi informado à Secretaria de Educação. “Já estamos providenciando uma solução. Para as crianças que estudam longe, será disponibilizado transporte escolar”.
Igor destacou que já existe uma área no loteamento destinada à construção de escola ou creche. “A área nós já temos, portanto isso é apenas uma questão de tempo e viabilização da obra”.
Os moradores foram informados sobre os horários da coleta de lixo. O caminhão passa as terças, quintas e sábados às 07h30. Neste momento, os residentes no local foram orientados a terem cuidado com o descarte do lixo para que não aumente os focos de dengue. Outras informações foram repassadas, como a finalidade da grama plantada para contenção das terras, que não deve ser utilizada para o ajardinamento. Com relação ao transporte coletivo, a prefeitura já contatou a Transtol, para inserir o loteamento na rota.
Para as eventuais dúvidas dos moradores, existe uma equipe da construtora destinada ao esclarecimentos necessários. Por meio do número 0800-7216268 podem ser feitas reclamações com relação a problemas na construção.
Da Assessoria - Toledo