O projeto visa ampliar a oferta de prática desportiva para pessoas com deficiência motora, auditiva, visual e síndromes de Toledo e região. Para isso, além do Handebol em Cadeira de Rodas (HCR) serão implantadas as modalidades de Atletismo e Parabadminton para deficientes físicos e o Goalboal para deficientes visuais.
A Atacar atua desde 2005 na cidade de Toledo e é pioneira na difusão da modalidade para-desportiva de HCR. Além do público adulto, o projeto também atenderá as crianças. “A Atacar criou a primeira equipe infantil de Handebol em Cadeira de Rodas do Brasil. Além de serem os futuros atletas da equipe principal, o projeto proporciona às crianças a integração social e contribui para o desenvolvimento de cada uma delas”, destaca a presidente da Atacar, Edna Zanetti.
E para o desenvolvimento do projeto ao longo do ano os 20 atletas que integram a equipe Atacar/Unipar/Toledo/Volvo/Oi/Prati-Donaduzzi receberão uma bolsa mensal para que continuem treinando e representando a cidade em diversas competições regionais, estaduais, nacionais e mundiais.
Paranaense
Juntamente com o lançamento do projeto será realizada a primeira etapa do 5º Campeonato Paranaense de Handebol em Cadeira de Rodas (HCR). O evento está marcado para iniciar às 9h e deve reunir cerca de 70 atletas das cidades de Toledo, Cianorte, Francisco Beltrão e São Miguel do Iguaçu, municípios que já confirmaram presença na competição. Na oportunidade, serão disputadas as categorias de HCR7, HCR4 A masculino, HCR4 B masculino, HCR4 feminino e HCR misto.
A equipe Atacar/Unipar/Toledo/Volvo/Oi/Prati-Donaduzzi está treinando desde o início do ano para fazer bonito na competição. “Intensificamos os treinos nessas últimas semanas para preparar a equipe e corrigir os erros. Os atletas estão ansiosos para participar desta primeira competição do ano, que será em casa. Só estamos pensando em vitórias”, destaca o treinador Fernado Rosch de Faria.
A equipe Atacar/Unipar/Toledo/Volvo/Oi/Prati-Donaduzzi tem como patrocinadores as empresas: Volvo, Oi e Prati-Donaduzzi e ainda conta com o apoio da Prefeitura de Toledo, Universidade Paranaense (Unipar), Ministério do Esporte e Lei de Incentivo ao Esporte.
Da Assessoria - Toledo