Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Coronel vistoria áreas para implantação de Tiro de Guerra em Toledo

O chefe da sessão de Tiros de Guerra da 5ª Região Militar/Divisão do Exército, tenente coronel Geilson Araújo de Lima, esteve, nesta quarta-feira (16), em Toledo e juntamente com o prefeito José Carlos Schiavinato, visitou áreas no município para a implantação de uma unidade em Toledo.

16/02/2011 - 15:32


O município pretende instalar uma unidade de Tiros de Guerra e está disponibilizando áreas para estudos. Três espaços foram visitados e avaliados pelo chefe do setor, que deverá agora encaminhar o projeto a Brasília. Para a instalação da unidade, cabe ao município implantar toda a estrutura, com salas para administração, dormitórios, sanitários, salas de instrução, área para treinamento, depósito de materiais, entre outras estruturas. Fica ainda sob a responsabilidade do município a manutenção, incluindo material de limpeza e pessoal, e o fornecimento de café da manhã aos soldados artilheiros, uma vez que as atividades são diárias, durante duas horas, das 5h às 7h e aos sábados à tarde, a partir das 16h.
“Os soldados artilheiros vem ao local, participam das instruções, e depois seguem para a escola ou o trabalho”, explica o chefe da sessão de Tiros de Guerra. O Exército entra com um profissional para cada grupo de 50 artilheiros, encarregado da instrução e treinamento. O trabalho em Toledo, confirmada a unidade, deverá iniciar com uma turma de 50 alunos, podendo chegar a 200 ou mais, pelo porte da cidade, que tem uma média de cerca de 1000 alistamentos por ano.
Foram visitadas e analisadas três áreas. A primeira está localizada na antiga estação de carcaças do Ministério da Agricultura, na saída para Ouro Verde do Oeste, no Recanto Municipal. A área de 36.324 metros quadrados possui uma construção ampla que seria reformada e adequada às novas necessidades. “É uma área muito boa, mas distante da área urbana. Precisamos considerar esta questão para viabilizar a vinda dos jovens, para que não tenhamos no futuro problemas com ele por falta às atividades”, observou o tenente coronel. Outras duas áreas visitadas foram consideradas excelentes, porém exigiriam um investimento maior pelo poder público.
Foram visitadas a área existente ao lado do antigo kartódromo municipal, junto ao Parque Frei Alceu, no Jardim Porto Alegre, e no Parque João Paulo II, no Jardim Europa/América. As duas áreas foram consideradas excelentes e próximas à cidade, o que facilitaria o acesso. Nos dois locais, no entanto, seria necessário construir toda a estrutura para o funcionamento da unidade, o que elevaria os custos por parte do município.
Conforme o prefeito de Toledo, o projeto de implantação de uma unidade de Tiros de Guerra em Toledo traria muitos resultados positivos, auxiliando no encaminhamento dos nossos jovens. “Os jovens que gostariam de servir ao Exército terão esta oportunidade. Além disso, receberão uma ajuda na sua formação, com instruções de cidadania”, afirmou o prefeito. Para ele, a cidade e os jovens teriam um ganho muito positivo na sua formação e na segurança da população.
Conforme o tenente coronel Geilson, os Tiros de Guerra dão uma contribuição muito positiva à sociedade, através do auxílio na formação dos jovens e também em ações realizadas na comunidade, como campanhas de doação, ações preventivas, entre outras atividades.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29