Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Mulher pioneira será homenageada em Toledo

A Secretaria da Mulher, em parceria com o Museu Histórico Willy Barth, está organizando a 1° Exposição da Mulher Pioneira Toledana. A exposição começa no dia 1° de março às 16h e ficará aberta durante todo o mês em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

16/02/2011 - 15:36


Serão expostos objetos de trabalho, utensílios domésticos, vestuários, enfim, tudo que representa como era a vida da mulher pioneira seja em família, no trabalho ou em comunidade.
De acordo com a presidente do Conselho da Mulher, Simone Beatriz Ferrari, o objetivo da exposição é valorizar e homenagear a mulher pioneira e fazer um resgate histórico. “Quer um melhor exemplo de vida do que a mulher agricultora que trabalhava em casa, na terra e ainda cuidava de 20 filhos”, pergunta Simone. “Com a exposição queremos fazer uma comparação de como a mulher estava inserida na sociedade na década de 1940 e como a mulher está agora, das barreiras já ultrapassadas, do mercado de trabalho, dentre diversas outras comparações”, complementa.
A coordenadora do museu, Lourdes Barbieri, afirma que o museu já possui um bom acervo de objetos como máquinas de costura, utensílios da agricultura e estão entrando em contato com as pioneiras para adquirir ainda mais objetos. “Estamos tentando conseguir principalmente mais peças de vestuário, pois o restante, como fotos e objetos, o museu possui”, comenta.
“Convidamos toda a população, independente de gênero e faixa etária, para prestigiar a exposição, pois o grande objetivo é valorizar essas mulheres que foram professoras, parteiras, agricultoras, donas-de-casa e ajudaram a construir a história do nosso município”, conclui Simone.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29