Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Fórum Sindical de Cascavel conhece restaurantes populares de Toledo

Uma comitiva de sindicalistas que fazem parte do Fórum Sindical de Cascavel, com cerca de 40 representações de classe de trabalhadores, esteve nesta quarta-feira (16), em Toledo. O grupo, formado por 12 pessoas, veio para conhecer a estrutura e o funcionamento da cozinha social, programa compra direta e os restaurantes populares.

16/02/2011 - 15:40


 Eles vieram em busca de informações com a intenção de subsidiar a prefeitura de Cascavel, que também pleiteia a implantação do seu primeiro restaurante popular no município, mas está encontrando dificuldades. “Ficamos muito impressionados com o trabalho que está sendo feito em Toledo e a abrangência do projeto. Além do alcance social, com o fornecimento de refeições baratas e de qualidade, tem um reflexo muito positivo junto ao homem do campo”, comentou o coordenador do Fórum Sindical de Cascavel, Laerson Matias, que liderou o grupo.
Eles foram recebidos pelo diretor da unidade central de produção de alimentos, Luiz Bazei, visitaram a cozinha social, onde os alimentos são estocados e preparados para os restaurantes, escolas e projetos sociais, os quatro restaurantes em funcionamento, localizados nos bairros Coopagro, Jardim Europa/América, Vila Boa Esperança e São Francisco, e a quinta unidade, prevista para começar a funcionar em março, na Vila Paulista. Depois almoçaram no Restaurante do Jardim Coopagro, o primeiro implantado no município. “Tínhamos uma vaga informação do projeto. Confirmamos os excelentes resultados e nos surpreendemos positivamente. É muito melhor do que a gente imaginava, pela comida barata e de qualidade que oferece e pelas possibilidades que abre aos produtores rurais, na compra de alimentos diretamente do produtor, agregando mais renda e fixando o homem no campo. É uma experiência social de extrema relevância que merece ser copiada”, acrescentou.
Ele destacou também que nos restaurantes pode observar pessoas de diferentes segmentos sociais, estudantes, trabalhadores, catadores de recicláveis, funcionários públicos, entre outros, almoçando em um restaurante, com comida barata e de qualidade. Ele também ressaltou a integração com outros projetos, como na área de educação. No mesmo local onde são preparadas as refeições para os restaurantes são preparadas as refeições e lanches servidos em escolas – na merenda escolar – e em programas sociais.
O grupo fez questão de vir a Toledo para conhecer de perto o projeto antes da audiência que tem no dia 22 de fevereiro, com a secretária de Assistência Social de Cascavel, Inês de Paula, que está conduzindo o processo naquele município. “Queríamos mais subsídios para participar desta reunião e desta forma contribuir com a prefeitura para que este projeto, que já tem R$ 1,5 milhão em recursos assegurados, saiA realmente do papel”, finalizou Matias.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29