Um deles, o ‘Coração no Ritmo Certo’ visa o atendimento da população que busca as praças e parques municipais para desenvolver a prática de atividades físicas.
Atualmente, os desportistas que usam estes locais se exercitam sem orientação. A intenção da SMEL é preparar os atletas para a realização do esporte com qualidade. “Vamos explicar qual o calçado e a roupa adequada, qual o atividade indicada para a pessoa e o monitoramento dos exercícios”, comentou a secretária da SMEL Marli Gonçalves da Costa. A administração municipal também irá disponibilizar frequencímetros, equipamentos que monitoram as funções corporais, com o intuito de elaborar um planejamento para otimizar a prática esportiva.
O trabalho já começou nos Parques Frei Alceu, nas terças-feiras, e dos Pioneiros, nas segundas. As ações acontecem nos períodos da manhã e tarde, sempre acompanhado por um educador físico da SMEL que orienta exercícios de alongamento e como obter um melhor aproveitamento da atividade física. O monitoramento também acontece no Ginásio de Esportes Luciano Longen, no Jardim Europa, nas quartas a partir das 8h15, e no Salão Comunitário do Jardim Parizotto, às 18h30, nas quintas. O Parque Ecológico Diva Paim Barth também será incluído no programa nos próximos dias.
Marli ainda afirmou que um das intenções do programa é criar um banco de dados sobre a prática de esportes na cidade. “Queremos saber quantas pessoas hoje praticam exercícios físicos e se elas estão atingindo seus objetivos com as atividades”. A secretária explicou que com esses dados será possível demonstrar que os investimentos em esporte podem auxiliar na melhoria da qualidade de vida das pessoas e, conseqüente, diminuir os problemas com a saúde pública.
O ‘Coração no Ritmo Certo’ também vai atender aos freqüentadores das Academias da Terceira Idade (ATI´s) espalhadas por toda a cidade. No Diva Paim Barth nas segundas, no Jardim Concórdia nas terças, no Jardim Coopagro nas quartas, na Vila Industrial e no Jardim Panorama nas sextas. As orientações acontecem a partir das 6h45. A Associação Correr Toledo e a Empresa Prati Donaduzzi são parceiros do projeto.
Da Assessoria - Toledo