A cultura de desenvolvimento regional é fortemente calcada no setor, ou seja, desde a educação infantil à universidade, passando pelo ensino médio, o sistema de ensino é direcionado ao segmento, ou seja, os alunos aprendem desde cedo a lidar com a rotina de soldas, tornos e oficinas. Isso tudo com o apoio de incubadoras e formam novas plantas industriais e dão sequência ao contínuo processo de fortalecimento da cadeia produtiva do setor.
Ordizia (em basco) ou Ordicia (em espanhol; no passado também foi conhecida como Villafranca de Ordicia, Villafranca de Oria e Villafranca) é um município da província de Guipúscoa, com área 5,65 quilômetros quadrados, população de 9.339 habitantes (2007) e densidade populacional de 1.652,9 hab/km².
É nesta região que o grupo de autoridades oestinas que participa de uma missão oficial à Europa esteve nesta terça-feira (07). O grupo é composto, entre outros, pelo prefeito de Tupãssi e presidente da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), José Carlos Cal Mariussi, Orestes Holtz, gerente regional do Sebrae (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa), Mario César Costenaro, presidente da Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Industriais da Região Oeste do Paraná), Santiago Marin, gerente de Desenvolvimento Territorial e Cooperação Internacional do PTI (Parque Tecnológico de Itaipu), os prefeitos de Maripá, Anderson Bento Maria e de Terra Roxa, Ivan Reis, além do secretário executivo da Amop, Vinicius Almeida dos Santos.
“É vendo o exemplo deles que entendemos que ainda temos muito a evoluir na região Oeste do Paraná. Respeitadas as devidas proporções, características e realidades, e preciso que façamos parecido, ou seja, que identifiquemos nossas vocações e consumamos os recursos físicos, humanos e intelectuais disponíveis para maximizar seus ganhos, aprimorá-los e conquistarmos os benefícios”, destaca Cal Mariussi.
Da Assessoria