Diante disso, o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, buscando fortalecer esta atenção, autoriza o chamamento de mais 15 agentes comunitários de saúde (AC’s) e um médico para a equipe de Estratégia de Saúde da Família. Com isso, o Município totaliza cinco equipes completas (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitário de saúde) atuando na cidade. Além que, neste ano, já foram convocados 17 médicos e 24 ACS´s para melhor atender a população.
O secretário de saúde, Edson Simionato, comenta que a ação da equipe de Estratégia de Saúde da Família nos bairros é fundamental. Simionato explica que o diagnóstico elaborado pela Secretaria mostra que nas regiões em que há atuação destes profissionais, os encaminhamentos diminuem para o mini-hospital. “Fundamentalmente, no Jardim São Francisco, a equipe oferece uma condição melhor a saúde daquelas pessoas, as quais demandam menos por atendimento de urgência/emergência.O processo pode ser lento, mas queremos implementar - neste ano - mais cinco equipes”.
O secretário destaca que as regiões que ainda não foram contempladas com o Programa, a Secretaria – sempre que possível – disponibiliza uma ambulância para encaminhar o cidadão que está no mini (aguardando por uma consulta) para a Unidade Básica de Saúde que possui consulta disponível. “Não conseguimos desenvolver esta ação todos os dias, mas orientamos a população que busque o seu atendimento na unidade mais próxima de sua residência, pois o mini é para atendimento de urgência e emergência”.