A Sanepar participou da 5ª Conferência Municipal da Cidade, em Cascavel, nos dias 7 e 8 de maio. O gerente geral da Sanepar para as regiões Oeste e Sudoeste, Renato Mayer Bueno, falou sobre Saneamento Ambiental. As conferências municipais preparam as equipes para as etapas estadual e nacional. O lema das conferências neste ano é Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já.
A história do saneamento serviu de base para Renato Mayer destacar a importância dos entes federativos na discussão das questões do saneamento básico, de forma clara e segura. Ele fez uma retrospectiva histórica sobre a preocupação do homem com as causas do saneamento, desde as primeiras tubulações encontradas no norte da Mesopotâmia, passando pelas doenças epidêmicas, como o cólera, até chegar na Revolução Industrial, que trouxe os maiores danos ambientais como consequência do desenvolvimento econômico. O resultado, segundo ele, aparece na escassez dos recursos naturais provenientes do solo, da água e do ar.
Melhores índices – O gerente informou que o Paraná figura entre os estados com os melhores índices de saneamento do país. “Mas o planejamento adequado tem que evitar a ocupação nas margens dos rios nos perímetros urbanos e, de forma especial, o lançamento do esgoto a céu aberto”, disse ele. Os dados apresentados na palestra mostram que Cascavel está em situação de destaque. O abastecimento com água tratada alcança 100% da área urbana da cidade e a cobertura com a rede coletora de esgoto chega a 74% dos moradores do perímetro urbano. “Com as obras que estão em andamento e as licitadas, a cidade deve chegar ao final do próximo ano com mais de 90% da cidade sendo beneficiada com os serviços de coleta e tratamento do esgoto sanitário”, destacou.
Todas os municípios têm prazo até o final deste ano para elaborar o seu Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), no qual deverão ser contempladas as necessidades e ações nos quatro pilares do saneamento: abastecimento com água tratada, sistema de esgoto sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana.
O evento, promovido pela Prefeitura, pela Secretaria de Planejamento e pelo Conselho Municipal da Cidade (ConCidade), contou com a participação de cerca de 500 pessoas, entre representantes das associações de moradores, sindicatos, sociedade civil organizada e entidades de classe. Os municípios têm até o dia 15 deste mês para preparar o encontro na esfera municipal. As etapas estaduais ocorrerão de 1º de julho a 28 de setembro de 2013 e a etapa nacional, de 20 a 24 de novembro de 2013.
Da Assessoria